Seminário abordou Saúde da População Negra
O Seminário de Saúde da População Negra abriu na sexta-feira (1º) a programação do Mês da Consciência Negra em Rio Claro. Com a participação de especialistas em saúde da população negra, o evento levou ao público informações sobre a política nacional de saúde da população negra, diretos raciais, doença falciforme e inclusão social.
Na plateia funcionários da área da saúde, de instituições de ensino, representantes de organizações civis e a população em geral acompanharam palestras ministradas pela enfermeira Amanda Ribeiro dos Santos; pelo médico hematologista Hélio Lotério; e por Sheila Ventura, presidente do sindicato dos professores e funcionários de São Paulo. Também houve apresentação cultural de dança com Reisa Cristiane de Paula Venâncio, mestra em ciência da motricidade.
Da abertura também participaram Peterson Santilli, diretor administrativo da Fundação de Saúde; Davi Romualdo, diretor no gabinete do prefeito Gustavo; Fabiana Almeida Mota, coordenadora do Comitê Técnico de Saúde da População Negra de Rio Claro; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Américo Valdanha Netto; e o vereador Geraldo Voluntário. . (Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)
Vereador Julinho Lopes discute projeto de barragem com Kassab e vice-governador
O vereador Julinho Lopes (Progressistas) se reuniu com o secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, e com o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, para tratar do andamento do projeto do governo estadual que prevê a construção de uma barragem entre os municípios de Rio Claro e Ipeúna.
Julinho Lopes, que preside o Conselho Fiscal do Consórcio da Bacia do PCJ (Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), enfatizou a relevância do projeto para a região, destacando que a obra é crucial para garantir reservas hídricas durante períodos de seca.
O projeto ganha ainda mais importância diante do cenário atual em Rio Claro, onde a população enfrenta um rodízio de abastecimento de água nos bairros atendidos pela Estação de Tratamento de Água (ETA I), como resultado da prolongada estiagem que afeta a região. (Fonte: Divulgação)
Mulheres plantam árvores ao lado do futuro hospital municipal
Na manhã de quinta-feira (31), o Departamento de Silvicultura da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Cead – Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico, realizou mais uma edição do Projeto Plantando Vidas.
O projeto consiste no plantio de ipês rosas por mulheres que receberam alta do tratamento contra o câncer de mama. A atividade, além de marcar o encerramento do “Outubro Rosa”, homenageia as mulheres que superaram a batalha contra a doença.
Foram plantadas 25 mudas de ipê rosa, somando agora um total de 105 mudas da espécie Handroanthus heptaphyllus (ipê rosa) desde o início do projeto.
A ação foi realizada em área verde na Rua M-5 com a Avenida M-15, no Jardim Cervezão, ao lado do futuro Hospital Público Municipal.
O plantio foi organizado pelo ecólogo Antônio Tadeu Olivetti. Foram utilizados hidrogel e substrato produzido pelo aterro sanitário, providenciados pelo Departamento de Resíduos Sólidos da Secretaria de Meio Ambiente.
O grupo das mulheres foi organizado pela técnica em enfermagem do Cead, Meirieli Cristina de Paula. As mulheres que realizaram o plantio foram: Teresa Rodrigues da Silva, Solange Aparecida Pamplona Spatti, Janaina Bueno Casagrande, Maria Cândida Jacques Barbosa, Neusa Rezende Galvão, Maria Fernandes Melato Pantano, Raquel Terezinha Roveratti, Maria Aparecida da Costa Amado Campetelli, Araci Buscariol Paiuta, Idaria Salve, Lecir Aparecida Freitas Lima, Iraci Kikue Azato Mestrechique, Dirce Torrezin, Cinthia Pergola, Neuza Justino Lara e Simone Arthur. (Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)