Lando Norris vai largar da pole-position do GP de São Paulo da F1, que vai começar mais cedo neste domingo, às 12h30.
Numa sessão repleta de bandeiras vermelhas e interrupções, a qualificação teve ainda George Russell em segundo e Yuki Tsunoda completando o top 3.
Esteban Ocon, Lian Lawson, Charles Leclerc, Alexander Albon, Oscar Piastri, Fernando Alonso e Lance Stroll fecham o top 10.
O líder Max Verstappen, que foi o 12° e perdeu 5 posições devido a penalidades, vai largar em 17º.
Outro piloto que se deu mal foi Lewis Hamilton. O britânico reclamou muito do carro da Mercedes, não conseguiu marcar uma boa volta e terminou apenas no 16º lugar, eliminado ainda no Q1. Lewis ganha uma posição com a punição de Verstappen e sairá na 15ª colocação.
Tempestade muda programação
A classificação que deveria ter sido realizada não tem à tarde, foi transferida para a manhã deste domingo em função das fortes chuvas em São Paulo.
A tempestade obrigou a organização do GP a reagendar toda a programação.
Antes da corrida, às 10h, acontece a homenagem a Ayrton Senna, onde Lewis Hamilton vai pilotar a McLaren MP4/5B, com a qual o brasileiro conquistou o título em 1990.
Resultado e grid de largada
1. Lando Norris (McLaren)
2. George Russell (Mercedes)
3. Yuki Tsunoda (RB)
4. Esteban Ocon (Alpine)
5. Liam Lawson (RB)
6. Charles Leclerc (Ferrari)
7. Alexander Albon (Williams)
8. Oscar Piastri (McLaren)
9. Lance Stroll (Aston Martin)
10. Fernando Alonso (Aston Martin)
11. Valtteri Bottas (Sauber) – Q2
12. Sergio Pérez (RBR) – Q2
13. Carlos Sainz (Ferrari) – Q2
14. Pierre Gasly (Alpine) – Q2
15. Lewis Hamilton (Mercedes) – Q1
16. Oliver Bearman (Haas) – Q1
17. Max Verstappen (RBR) – Q2* – eliminado em 12º, perde cinco posições devido à troca de motor.
18. Franco Colapinto (Williams) – Q1
19. Nico Hulkenberg (Haas) – Q1
20. Guanyu Zhou (Sauber) – Q1
Verstappen é rebaixado na Sprint de Interlagos após infração do VSC
O piloto da Red Bull, Max Verstappen, foi penalizado em cinco segundos após a corrida sprint do Grande Prêmio de São Paulo, o que o deixou em quarto lugar na classificação, atrás de Charles Leclerc, da Ferrari.
Verstappen superou Leclerc na terceira posição após uma batalha acirrada, e foi atrás da dupla da McLaren – Oscar Piastri e Lando Norris -, até que um Safety Car Virtual no final atrapalhou esses esforços.
Depois que o Haas de Nico Hulkenberg foi afastado, a pista ficou verde novamente, mas Verstappen tinha pouco menos de uma volta para tentar ultrapassar Piastri — que havia dado a liderança ao companheiro de equipe Norris, que disputava o título — e não conseguiu.
Então, após a corrida, Verstappen foi notado por uma potencial violação de regra sob as condições do VSC, relacionada a ficar acima do tempo mínimo estabelecido pela FIA, com os comissários decidindo que ele deveria ser penalizado.
Após a investigação, o painel de comissários aplicou a Verstappen uma penalidade de cinco segundos, o que significa que ele caiu para o quarto lugar, atrás de Leclerc, e perdeu outro ponto para o rival do título, Norris – o holandês agora lidera por 44 pontos.
Ele também recebeu um ponto de penalidade em sua licença de corrida, levando-o a sete pontos no período atual de 12 meses.
Brasil de volta ao grid da Fórmula 1: Gabriel Bortoleto próximo de assinar com a Sauber
Gabriel Bortoleto, campeão da Fórmula 3 em 2023 e atual líder da temporada da Fórmula 2, está muito próximo de se tornar piloto titular da Sauber na Fórmula 1.
Com a contratação em andamento e válida a partir de 2025, o Brasil estará finalmente de volta ao grid da categoria máxima do automobilismo mundial – um vácuo de oito anos, desde que Felipe Massa deixou a categoria em 2017.
Embora Pietro Fittipaldi tenha competido em duas corridas pela Haas em 2020 como substituto do lesionado Romain Grosjean, essa breve passagem não caracterizou a presença brasileira de um piloto regular no grid.
As informações correntes dão conta de negociações extensas entre a escuderia e a equipe do piloto, visto que ele faz parte da Academia da McLaren desde o final de 2023, após seu título na F3.
A liberação da McLaren para que o piloto brasileiro possa se juntar à Sauber (que passará a ser escuderia Audi a partir de 2026) ocorreu devido à garantia de um lugar titular oferecida pela equipe suíça, condição imposta pela McLaren para abrir mão de seu piloto.
Inicialmente, Bortoleto foi considerado para uma vaga de reserva, mas isso não atendia aos interesses das partes envolvidas.
Com a decisão de optar por Bortoleto em um contrato de longo prazo, a diretoria da futura Audi decide deixar de lado Valtteri Bottas, o atual piloto da Sauber. Bottas, por sua vez, está avaliando suas futuras opções, podendo se tornar reserva da Mercedes.
Por E. Cortez