Shopping Rio Claro recebe exposição em homenagem ao Dia do Maquinista
O Shopping Rio Claro, em parceria com o Instituto Memória Ferroviária, recebe sábado e domingo, nos dias 2 e 3 de novembro, a Exposição de Ferromodelismo referente ao Dia do Maquinista, comemorado em 20 de outubro.
A mostra reúne peças do acervo do Instituto Memória Ferroviária, como maquetes, ferreomodelismo, trole ferroviário, e simulador de trem, além de vestimentas de funcionários das ferrovias. A exposição ficará aberta ao público das 13h às 19h, em loja próxima à Centauro.
“A história das ferrovias paulistas está interligada com a cidade de Rio Claro, e essa homenagem ao Dia do Maquinista por meio de uma exposição é uma forma de manter viva a profissão”, afirma Nancy Wanderley, coordenadora de Marketing do Shopping Rio Claro. (Fonte: Divulgação/Shopping RC)
Feira livre na praça Tilápias completa um ano e atrai grande público
A Feira do Produtor do bairro Cidade Jardim completou um ano. Edição especial de aniversário na quarta-feira (30) reuniu grande público, confirmando o sucesso da feira realizada semanalmente na praça Tilápias, das 17 às 22 horas.
“Essa atividade já se consolidou como mais uma alternativa para os produtores locais e de opção de compra de produtos de qualidade para a comunidade”, comenta o secretário municipal de Agricultura, Joaquim Bragadioli. A festa de quarta-feira contou com a presença do vereador Hernani Leonhardt, autor de projeto que deu origem à feira.
A praça “Tilápias” está localizada entre as avenidas 39 e 41 com as ruas 4 e 5, no bairro Cidade Jardim. A feira é organizada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento com apoio das secretarias municipais de Serviços Públicos, Obras e de Segurança.
A Feira do Produtor do Cidade Jardim conta com diversas opções gastronômicas, incluindo pastel, salgados, pães, doces, verduras, chope e cervejas artesanais, além de artesanato, cosméticos e cutelaria. (Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)
Governo anuncia novas regras para transporte aéreo de pets
O governo federal anunciou na quarta-feira (30) regras mais rígidas para o transporte de animais em voos. Os tutores poderão rastrear os pets em todas as etapas do transporte aéreo, do embarque ao desembarque. Esse monitoramento será feito por meio de câmeras e aplicativos, informou o Ministério de Portos e Aeroportos, que anunciou as novas normas, chamadas Plano de Transporte Aéreo de Animais (Pata).
Outra medida é que as companhias aéreas terão de oferecer serviços veterinários para emergências, como forma de garantir que os animais irão receber o atendimento adequado.
O plano ainda prevê criação de canal direto de comunicação com os tutores, que irá fornecer informações sobre a situação do voo; capacitação e treinamento dos profissionais do setor aéreo e controle do serviço prestado. As regras foram publicadas nesta quinta-feira (31) quando entraram em vigor.
Caberá à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) fiscalizar o cumprimento do plano. As empresas aéreas terão prazo de 30 dias para se adaptarem às normas. “Haverá um trabalho coletivo da Anac no sentido de fiscalizar, de cobrar e de multar as companhias aéreas que não atuem de acordo com o bom serviço de transporte animal”, disse o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
O plano foi elaborado por um grupo de trabalho, formado por representantes de nove órgãos governamentais, entidades de proteção animal, companhias aéreas, que analisou mais de 3,5 mil sugestões da sociedade.
Joca
O plano é apresentado seis meses após a morte do golden retriever Joca. O cão morreu em uma caixa de transporte após a falha no transporte aéreo pela Gol. O animal deveria ter sido levado a Sinop (MT), em um voo de cerca de 2h30 de duração, porém teve o destino alterado por erro. Joca foi transportado para Fortaleza e depois retornou para o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, resultando em cerca de 8 horas dentro de voos. O laudo veterinário apontou estresse, desidratação e problemas cardíacos como causas da morte. (Fonte: Agência Brasil)