O resultado das eleições municipais em Rio Claro foi alterado nesta quarta-feira (30). Como divulgado anteriormente pelo Jornal Diário, o vereador Paulo Guedes (Progressistas – PP) teve sua reeleição confirmada pela Justiça Eleitoral após recontagem de votos. Com isso, a vereadora Carol Gomes (Podemos), que tinha sido reeleita em 6 de outubro, fica fora da lista dos vereadores eleitos e não retornará à Câmara Municipal na próxima legislatura (2025-2028).
A recontagem de votos aconteceu nesta quarta-feira no cartório da 110ª Zona Eleitoral. A medida foi necessária após Paulo Guedes conseguir reverter a impugnação de sua candidatura em julgamento realizado no último dia 22 pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo).
Por unanimidade, o tribunal acatou recurso do parlamentar e deferiu o registro da sua candidatura a vereador nas eleições 2024, que tinha sido impugnada pela Justiça Eleitoral do município. A decisão segue parecer favorável que já tinha sido proferido pelo STJ (Supremo Tribunal de Justiça). Com isso, Paulo Guedes foi declarado reeleito para seu quarto mandato na Câmara Municipal.
O parlamentar acompanhou a recontagem de votos e falou com a imprensa após a divulgação do resultado. “Esse resultado confirma que tudo aquilo que apregoávamos sempre foi verdade. O resultado de hoje trouxe os esclarecimentos necessários para que o eleitor rio-clarense, principalmente os 2.831 que depositaram seus votos de confiança no meu trabalho, esteja satisfeito porque esse foi meu comportamento em todo o período da campanha eleitoral. Sim, nós viemos elegíveis e a prova está aqui hoje”, disse Guedes.
Com a reeleição de Guedes confirmada, o PP passará a ter a segunda maior bancada do Legislativo Municipal com quatro cadeiras. Sobre isso, o vereador disse que o fato dará mais tranquilidade ao prefeito Gustavo que contará com apoio dele e dos outros parlamentares da legenda.
Para Guedes, o próximo mandato terá foco na educação, saúde e na questão ambiental, que ele considera o maior desafio do município. Na educação, ele destaca a chegada de duas novas universidades ressaltando que agora é necessário investir na educação básica.
Na saúde, o vereador reeleito destacou a construção do hospital público municipal que vai dar o suporte necessário à Santa Casa ao assumir os procedimentos de ordem eletiva. A Santa Casa ficará com os procedimentos de alta complexidade e, dessa forma, poderá obter mais recursos do Ministério da Saúde.
Na questão ambiental, ele elencou a necessidade de recuperar as minas que abastecemos os rios do município, especialmente o Ribeirão Claro que passa por dificuldades.
Carol Gomes perde cadeira
Com a reeleição de Paulo Guedes, a vereadora Carol Gomes perdeu a cadeira na Câmara Municipal e não voltará para a próxima legislatura. Os 1.352 votos que ela obteve nas urnas não foram suficientes para sua reeleição. No dia 22 de outubro, antes mesmo da recontagem de votos, a parlamentar postou um vídeo em suas redes sociais confirmando a perda do mandato.
De acordo com ela, mesmo estando triste com o resultado do pleito eleitoral, ela confia nos desígnios de Deus. “Embora eu esteja triste, obviamente, meu coração segue em paz sabendo que Deus tem um propósito para cada um”, disse Carol na gravação.
Carol Gomes concorria para o seu terceiro mandato como vereadora. Ela foi eleitora pela primeira vez em 2016 pelo PSDB com 1.204 votos. Em 2020, ela concorreu pelo Cidadania e foi reeleita com 1.533 votos. Na terceira disputa, dessa vez com o Podemos, obteve 1.352 votos, mas não conseguiu a reeleição.
Na atual legislatura ela é a única representante feminina no Parlamento Municipal. No próximo mandato, a Câmara será novamente um reduto amplamente masculino com 18 homens e apenas uma mulher: Tiemi Nevoeiro (Republicanos), eleita com 1.393 votos.
Nova composição
Os 19 vereadores eleitos são: Moisés Marques (PL) – 3.508 votos, Rafael Andreeta (Republicanos) – 2.866 votos, Paulo Guedes (PP) – 2.831 votos, Elias Custódio (PSD) – 2.312 votos, Pastor Diego Gonzalez (PSD) – 2.133 votos, Fernando do Nordeste (PSD) – 1.968 votos, Ananias do Espetinho (MDB) – 1.939 votos, Professor Dalberto (PSD) – 1.875 votos, Serginho Carnevale (PSD) – 1.808 votos, José Pereira (PSD) – 1.754 votos, Julinho Lopes (PP) – 1.707 votos, Emilio Cerri (Podemos) – 1.653 votos, Sivaldo Faísca (PL) – 1.652 votos, Hernani Leonhardt (MDB) – 1.575 votos, Tiemi Nevoeiro (Republicanos) – 1.393 votos, Adriano La Torre (PP) – 1.365 votos, Rodrigo Guedes (União Brasil) – 1.305 votos, Val Demarchi (PL) – 1.266 votos e Claudino Galego (PP) – 1.146 votos.
Por Ednéia Silva / Foto: Ednéia Silva/Diário