Rio Claro realiza Seminário de Saúde da População Negra
Rio Claro realiza na sexta-feira (1º) a primeira edição do seu Seminário de Saúde da População Negra. A atividade será das 13 às 17 horas no Claretiano – Centro Universitário, aberta à comunidade e com inscrição prévia.
O evento marca a abertura da programação municipal do mês da Consciência Negra. O objetivo é levar informações sobre a política nacional de saúde da população negra, diretos raciais, doença falciforme e inclusão social. Podem participar funcionários da área da saúde, de instituições de ensino, representantes de organizações civis e a população em geral.
Os interessados devem se inscrever pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeq-zxBzBnljhoLVT5tSs3K4fTq9rWHrvRFezP71cqR1eOJwA/viewform. A organização é do Comitê Técnico de Saúde da População Negra de Rio Claro e Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro. (Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)
Palestras encerram programação do Outubro Rosa
A Campanha Outubro Rosa terá nesta semana palestras e prática de atividade física, que encerram a programação. Ao longo do mês a Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro intensificou as ações voltadas à prevenção ao câncer de mama e cuidados em relação à saúde da mulher.
Nesta quarta-feira (30) haverá palestras às 7 horas na unidade de saúde da família do Santa Elisa e às 7h30 na unidade do Bonsucesso. Na quinta-feira (31) a comunidade participa às 7 horas de caminhada com grupo de Lian Gong na unidade de saúde de Ajapi. No mesmo dia na USF Benjamin de Castro terá prática de atividade física às 8 horas e roda de conversa sobre saúde mental às 13 horas.
Durante todo o ano as unidades de saúde do município realizam exame de Papanicolau e orientam quanto à mamografia. Para isso, basta agendar atendimento pelo serviço Cadu (Central de Atendimento Digital), que funciona em dias úteis das 7 às 17 horas por telefone ou WhatsApp pelo número 0800 019 05 05. (Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)
Sicredi é reconhecido pela CNF e Febraban pelo rigoroso combate e prevenção a fraudes e golpes
O Sicredi, instituição financeira cooperativa presente em todo o país e com mais de 8 milhões de associados conquistou o “Selo de Prevenção a Fraudes” da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O objetivo da certificação é fortalecer a integridade das operações no Brasil, ao mesmo tempo que evidencia as práticas rigorosas das instituições na prevenção, repressão e conscientização sobre fraudes e golpes.
O selo atesta que o Sicredi e suas 104 cooperativas possuem processos eficientes para prevenir fraudes e conscientizar seus associados sobre os riscos. As instituições financeiras certificadas foram submetidas a uma avaliação criteriosa que verificou a existência de serviços especializados em prevenção a fraudes, além de análises e score de risco. Também foram avaliadas as ações de cooperação, parcerias e compartilhamento de informações com parceiros externos, bem como a adequação dos processos preventivos.
A certificação exigiu ainda a implementação de planos de conscientização e divulgações contínuas sobre prevenção a fraudes, a adoção de soluções e boas práticas para abertura de contas correntes, e a estruturação mínima necessária em termos de ferramentas, procedimentos e governança tanto para a gestão de processos transacionais quanto para o tratamento eficaz de fraudes.
“Assegurar a confiança dos nossos associados é uma prioridade contínua no Sicredi. A conquista do Selo reflete o nosso compromisso em manter elevados padrões de segurança e investimentos em ferramentas de prevenção. Também reafirma nossa responsabilidade de orientar e conscientizar os associados para que possam realizar suas transações digitais e físicas de forma segura e com tranquilidade,” destaca Marcus Barboza, diretor executivo de Riscos do Sicredi.
No último mês de agosto, o Sicredi, em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a Câmara Temática de Crédito, fez parte da campanha #CliqueConsciente. A iniciativa, intitulada “Juntos por mais segurança digital”, pretendia educar os associados sobre as ameaças digitais e como se proteger contra elas. (Fonte: Divulgação)
Foto: Divulgação