A Polícia Militar traz orientações para a população frente ao crime de tráfico de drogas.
Onde há os pontos de vendas de entorpecentes os moradores próximos sofrem com situações de aumento de furtos e roubos à residência e outros bens patrimoniais, as crianças e adolescentes estão em maior risco de contato com as drogas ao sair de casa seja para brincar ou se deslocar para casa de um amigo.
O trabalho conjunto com a sociedade é de suma importância para o combate desta prática delituosa, grande parte dos resultados positivos obtidos pela Polícia Militar é por parte da ajuda da comunidade. Então hoje a participação ativa em grupos como o CONSEG (Conselho de Segurança), PVS (Programa Vizinhança Solidária – PMESP). Outrosim, são as denúncias através dos canais de comunicação, telefone emergêncial – 190 (Polícia Militar) e 181 (Disque Denúncia). O cidadão ao realizar a chamada, lembrando que pode ser de forma anônima, ou seja, a pessoa não precisar ficar com receio de repressárias do crime quanto à denúncia realizada. Bem como, é precioso para as equipes policiais o maior número de detalhes transmitidos do fato, qual o local com referência, onde escondem as drogas, há quais pontos costumam se evadir das equipes policiais, quantidade de indivíduos, características de vestimenta e como pessoa, sendo alto, baixo, magro, gordo, etc…
A família é a maior ferramenta para evitar o “recrutamento” de jovens e crianças para o comércio ilegal de entorpecentes, muitos acabam se iludindo, vendendo e até utilizando estas substâncias.
A Polícia Militar por meio do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), que consiste em uma iniciativa conjunta da Polícia Militar, escolas e comunidade com o objetivo de prevenir contra o uso de drogas ilícitas entre os jovens.
O PROERD foi criado no município de Rio Claro no ano de 1999 e desde
então, já formou mais de 50.000 (cinquenta mil) pessoas, abrangendo 08 municípios
da região de Rio Claro–SP, integrando os mais de 58 países que aderiram ao
PROGRAMA.
CIDADÃO SUA PARTICIPAÇÃO É IMPRESCINDÍVEL NO COMBATE AO CRIME, SEJA ELE QUAL FOR, POR MEIO DOS TELEFONES 190 (POLÍCIA MILITAR) E 181 (DISQUE DENÚNCIA) INFORME!, DENUNCIE! e FAÇA SUA PARTE!
Polícia Militar, rumo aos 200 anos.
Vamos todos juntos. Ninguém fica para trás.
*COMUNICAÇÃO SOCIAL DO 37º BPM/I.* / Foto: Divulgação