A laranja virou abóbora?
Quando na antiguidade os pagãos do Hemisfério Norte comemoravam o fim da colheita, logo antes do início do inverno, considerada a metade escura do ano, com um enorme festival. Rituais, banquetes, fogueiras e oferendas para proteger as pessoas, as moradias e a prosperidade do ano seguinte.
O mais famoso deles era o Ano Novo Celta (Festival de Samhain que se pronuncia SáuIn) onde se difundiu o uso de máscaras (para enganar os espíritos que vagavam pela Terra naquela data específica do ano), as lanternas de abóbora (esculpidas com olhos e bocas e iluminadas por dentro) e os jogos de adivinhação usando maçãs e nozes para prever o futuro.
Hoje em dia repetimos algumas dessas tradições durante o chamado Halloween, então vamos aproveitar a época e transportar tudo para o nosso mundo da F1! Afinal, tem corrida de novo neste final de semana na altitude de 2240 metros da Cidade do México!
A McLaren no Texas
Louvada e cantada por sua forma atual e recuperação sem igual, a McLaren levou para o Texas a sua “onda laranja” de esperança e torcida. Mal na classificação para a corrida sprint, Lando Norris se recuperou e fez (finalmente) uma ótima largada para passar as duas Ferrari e ficar logo atrás do líder Verstappen que mais uma vez fez brilhar o seu talento.
Controverso nas manobras? Espaçoso nas ultrapassagens? Não importa, o holandês mostra em mais momentos do que os outros que tem um trunfo guardado para usar a qualquer hora. Mesmo com um carro que não é mais a carruagem especial que era e está se transformando em abóbora.
Mas esse privilégio de se tornar a famosa hortícola das famílias das cucurbitáceas, criada para a Cinderela pelo francês Charles Perrault (e depois aproveitada pelos Irmãos Grim e pelo Walt Disney), fica mesmo a cargo da McLaren.
A equipe inglesa da cidade de Woking viu a sua cor de laranja aparecer cada vez mais desbotada nos grids de largada e pódios de chegada no Texas. Oscar Piastri entrou mais mudo do que nunca e sai mais calado do que de costume. Lando Norris, depois da corrida Sprint, voltou a largar mal na prova principal de domingo, perdeu posições e mais uma vez não conseguiu ultrapassar o Verstappen. Vai vendo o sonho do título ir sumindo prova a prova, ponto a ponto.
Era uma vez…
Esse GP do Texas mostrou de novo que alguma coisa precisa ser feita em dois pontos específicos: respeito aos limites de pista e aplicação de penalizações. O Verstappen é osso duro de roer a gente sabe, o Norris é ainda pouco decidido nos seus ataques, mas é muito ruim ver o resultado decidido no tapetão depois de uma disputa tão espetacular. As regras não acompanharam a velocidade da F1, algo tem que ser feito para mudar esse enredo.
Bolas da vez
Enquanto isso dois Pilotos vão acabando com a mania das equipes em evitar pilotos jovens. 1) Liam Lawson que na sua primeira corrida de volta à categoria levou ao desespero o Yuki Tsunoda abatido na pista e na auto confiança e 2) Franco Colapinto que novamente deixou atarantado o Alex Albon.
Não sei o que estão esperando Sauber, Aston Martin, Red Bull para se livrar de pilotos desmotivados e que cansaram de andar atrás e promover logo os jovens de talento que têm sob suas asas. E estou falando sim de Felipe Drugovich (que aliás fez o TL1 na sexta-feira) e Gabriel Bortoleto que são os dois primeiros que me vêm à mente.
Jogos de adivinhação para o GP do México
E conforme prometemos aqui vão os assuntos sobre os quais ponderar:
– A Band pelo jeito manteve mesmo os direitos de transmissão da F1 em 2025.
– Será que a vingança de Montezuma (para manter o espírito de Halloween) vai se abater sobre alguém?
– O Sérgio Perez vai pedir o chapéu?
– A Ferrari vai ganhar de novo?
– O Hamilton vai dar uma reagida?
– A única certeza mesmo é que na semana que vem estaremos curtindo GP em São Paulo direto de Interlagos!! A hora chegou!!!!!
As cartas (melhor do que as maçãs e nozes dos celtas, né?) estão na mesa.
Olhem só os horários para acompanhar o GP do México na TV:
Sábado, dia 26: 14h30 – 15h30 – TL3
Sábado, dia 26: 18h00 – 19h00 – Classificação
Domingo, dia 27: 17h00 – Corrida
Por Ticiano Figueiredo / Foto: Divulgação