A Ceia de Natal está chegando.
E além do preparo das refeições, é preciso pensar em um quesito bastante importante: nos convidados com restrições alimentares, seja restrição ao glúten, ao açúcar, ao leite, entre outras.
A nutricionista Patrícia Neves explica que neste momento é necessário planejamento e organização para evitar qualquer tipo de transtorno. “Se você for receber os convidados em casa, não se esqueça de perguntar se alguém tem alguma restrição alimentar. Se você tiver alguma dúvida, pergunte abertamente até entender a situação. De acordo com a restrição, você pode optar por pratos sem o alimento proibido, como lactose ou leite, se for alergia, glúten, açúcar, etc”, explica.
Segundo a especialista, o indicado é conversar com seu convidado sobre como ele prefere participar. “Algumas pessoas preferem levar sua marmita, outros preferem levar pratos que possam comer e outros ainda darão dicas e receitas de alimentos que você possa preparar para incluí-lo na refeição. O ideal é que a pessoa se sinta incluída e coma somente o que não lhe fará mal”, adverte.
Outra dica da nutricionista é sobre o cardápio como um todo. “Final de ano é uma época bastante quente na nossa região, então não abuse de alimentos muito calóricos e gordurosos. Prefira fazer um prato mais leve na ceia e deixar os mais fortes para o almoço do dia seguinte. Não tem como errar escolhendo frutas para a sobremesa – quase todo mundo pode comer, na quantidade certa! E, lembre-se que o segredo é o equilíbrio”, finaliza.
Patricia separou uma receita ideal para a ceia indicada para quem tem restrições alimentares. Confira ao lado a receita de um bolo natalino!
BOLO NATALINO
Ingredientes:
2 xícaras de aveia (sem glúten para quem não pode consumi-lo)
3 ovos
4 bananas maduras
1/2 xícara de uvas passas
3 damascos
20 amêndoas (opcional para quem tem alergia ou não gosta, não precisa utilizar)
1/2 xícara de óleo (da sua preferência)
1 1/2 colher de sopa de fermento químico em pó
1/2 colher de sobremesa de canela em pó
Preparo:
Bata bem as bananas e os ovos no liquidificador. Em seguida, adicione todos os outros ingredientes, bata mais e, por último, acrescente o fermento. Despeje em uma forma untada de sua preferência (usei a de buraco no meio com 20cm de diâmetro). Leve ao forno pré-aquecido a 180oc por aproximadamente 20 a 30 minutos (dica: espete com um palito e, se sair sequinho, o bolo já está pronto). Decore (ou não) de acordo com a sua preferência!