Comunicado: Festa Nordestina é adiada em Rio Claro
Em função da previsão de grande probabilidade de chuvas e tempestades durante todo o final de semana e a fim de garantir a segurança de todos, comunicamos que a Festa Nordestina de Rio Claro 2024 e o Festival do Acarajé e Baião de Dois de Rio Claro que ocorreriam neste final de semana, de 18 a 20 de outubro, no Parque Municipal Lago Azul em Rio Claro, foram adiados para nova data que em breve será anunciada.
Estamos ansiosos para realizar a terceira edição desta festa em Rio Claro, que nos anos anteriores foi um grande sucesso. No entanto não podemos colocar em risco a integridade do público e de todos participantes. Temos fé que em breve poderemos realizar essa animada festa com toda segurança. Agradecemos a compreensão. (Fonte: MK Produções)
Lavagem de túmulos está proibida em Rio Claro
A Secretaria Municipal da Administração anunciou que está proibida a lavagem de túmulos no Cemitério Municipal São João Batista, com a utilização de água. A limpeza a seco e a varrição estão mantidas. A medida foi adotada em virtude da estiagem histórica que está deixando parte do município de Rio Claro sem água tratada em várias horas do dia. Esta estiagem é considerada uma das piores dos últimos 90 anos.
Números da Defesa Civil indicam que no período de abril a 15 de outubro, no ano passado choveu 429% a mais do que no mesmo período deste ano.
De acordo com Rogério Marchetti, secretário municipal da Administração, a proibição de lavagem de túmulos será revogada quando o nível do Ribeirão Claro estiver em melhor situação. O Ribeirão Claro é onde o município faz a captação de água para a estação de tratamento do bairro Cidade Nova, que abastece 40% da cidade.
Na quarta-feira, a régua que indica o nível de água no Ribeirão Claro estava marcando -41 cm. Com -30 cm, a condição técnica já não é favorável para o tratamento da água. Na época de estiagem o normal é a régua marcar zero cm.
Na semana passada, a prefeitura e Daae publicaram dois decretos: um que estabelece multa para quem for flagrado desperdiçando água e outro que declara situação de escassez hídrica no município. Também está proibido lavar calçadas e carros e molhar jardim. (Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)
Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação reuniu 2.000 pessoas no Centro Cultural
A 2ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rio Claro e Região reuniu aproximadamente 2.000 pessoas nesta quinta-feira, no Centro Cultural Roberto Palmari. A feira teve o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais” e fez parte da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Nesta edição, o evento ganhou dimensão regional, possibilitando a visitação de estudantes de diversos municípios da região de Rio Claro. Alunos de 24 escolas de Limeira, Iracemápolis, Mogi Mirim, Ipeúna, Cordeirópolis, Santa Gertrudes, Cosmópolis e Rio Claro também visitaram a feira.
A 2ª Feira de Tecnologia foi realizada pelo Centro de Inovação Tecnológica de Rio Claro juntamente com o Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista, e com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Rio Claro.
Diversas entidades, incluindo universidades, estudantes da educação básica, startups e instituições especializadas em empreendedorismo, participaram do evento para divulgarem suas produções científicas, tecnológicas e inovadoras.
A feira teve o apoio de instituições renomadas, como a Financiadora de Estudos e Projetos e parceiros, como o Centro de Análise e Planejamento Ambiental, o Claretiano Centro Universitário, o Colégio Koelle, a Diretoria de Ensino Regional de Limeira, a Fundação para o Desenvolvimento da Unesp, o Instituto de Biociências da Unesp, a Leavening e o Senac Rio Claro. (Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)