Das 9 às 18 horas desta quinta-feira (17) será realizada a 2ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rio Claro e Região. Com entrada gratuita, o evento terá como local o Centro Cultural Roberto Palmari, na Rua 2 com a Avenida 38, Vila Operária, e faz parte da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
A feira terá o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. A programação incluirá atividades como palestras, oficinas, atrações artísticas, apresentação de pôsteres, stands e experiências interativas. Nesta edição, o evento ganhou dimensão regional, possibilitando a visitação de estudantes de diversos municípios da região de Rio Claro.
A 2ª Feira de Tecnologia é realizada pelo Centro de Inovação Tecnológica de Rio Claro juntamente com o Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista, e com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Rio Claro.
Pelo primeiro ano o Centro de Inovação Tecnológica de Rio Claro foi contemplado no edital conjunto do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação para compor a programação da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
O coordenador do CIT Rio Claro, Giovani Gozzi, ressalta a importância de integrar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia para expandir o alcance do evento, passando da esfera local para a regional, o que resultará em aumento significativo no público e no reconhecimento de Rio Claro como uma referência regional.
Em sua segunda edição, a Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação visa aproximar a sociedade do que é produzido na região em termos de ciência, tecnologia e inovação. Diversas entidades, incluindo universidades, estudantes da educação básica, startups e instituições especializadas em empreendedorismo, participarão do evento para divulgarem suas produções científicas, tecnológicas e inovadoras.
O evento tem o apoio de instituições renomadas, como a Financiadora de Estudos e Projetos e parceiros, como o Centro de Análise e Planejamento Ambiental, o Claretiano Centro Universitário, o Colégio Koelle, a Diretoria de Ensino Regional de Limeira, a Fundação para o Desenvolvimento da Unesp, o Instituto de Biociências da Unesp, a Leavening e o Senac Rio Claro.
Foto: Divulgação/Prefeitura de RC