Desde a madrugada de sábado (12), parte do abastecimento do município de Rio Claro está operando por sistema de rodízio. A medida é necessária, pois o município passa por uma das piores estiagens em 90 anos, com chuvas muito abaixo da média histórica. O Ribeirão Claro, vinculado à ETA 1, abastece 40% da cidade e atualmente está com menos de 18% do seu volume total.
“Só conseguimos tratar água que existe. Se não chover para repor os mananciais, não teremos água para tratar. Então o rodízio segue por tempo indeterminado, até as chuvas recomeçarem e a reposição dos mananciais aconteça. Somente quando houver condições de captação voltaremos ao abastecimento normal, avisando toda a população”, explica o superintendente do Daae, Sergio Ferreira.
Por enquanto, o rodízio segue desta forma: das 0h às 5h – ETA 1 parada, das 5h às 9h – ETA 1 ligada, das 9h às 15h – ETA 1 parada, das 15h às 22h – ETA 1 ligada e das 22h às 23h59 – ETA 1 parada. *O ciclo é repetido e a ETA 1 segue desligada até às 5h.
“O período em que a ETA 1 fica desligada acaba secando os reservatórios e tubulações. Quando a ETA 1 é religada nos horários determinados, leva um certo período para a água chegar aos imóveis, porque antes, é necessário reabastecer os tanques da ETA 1 e os reservatórios espalhados pela cidade”, explica o diretor técnico do Daae, Denilson Massaferro Junior.
Ainda de acordo com o departamento técnico da autarquia, o abastecimento nos bairros mais distantes da ETA 1, que fica no Cidade Nova, leva um pouco mais de tempo. Outro fator que influencia a chegada da água é estar em regiões mais altas.
Como o sistema de abastecimento da cidade é interligado, o consumo dos bairros abastecidos pela ETA 2 também influencia na reposição dos reservatórios abastecidos pela ETA 1, pois interfere na pressão do abastecimento que está menor por conta da estiagem. Por isso, toda a cidade deve utilizar a água sem desperdícios, priorizando higiene pessoal e alimentação.
O rio Corumbataí, vinculado à ETA 2, responsável pelo abastecimento dos outros 60% da cidade, está com menos de 40% do nível normal. Por enquanto, os bairros abastecidos pela ETA 2 não estão no rodízio, mas esta possibilidade não está descartada para os próximos dias.
A ETA 1 fornece água para as regiões Norte, Sul e Central, além dos distritos de Assistência e Batovi. Em caso de dúvidas, consta nas faturas, junto com as informações sobre a qualidade da água, qual ETA abastece o imóvel.
Foto: Divulgação/Daae