O programa Diário MA TV realizou nesta quinta-feira (10) entrevista com o prefeito reeleito de Rio Claro, Gustavo Perissinotto. O atual chefe do Executivo Municipal terá mais um mandato (2025-2028) à frente da prefeitura após conquistar no domingo (6) 56,69% (56.056) dos votos válidos.
Gustavo agradeceu a Deus, à família e ao povo de Rio Claro por dar a ele a oportunidade de comandar a cidade por mais quatro anos e viver um “dos momentos mais felizes de sua vida”. “Ser reeleito é uma felicidade enorme e estou muito grato ao povo de Rio Claro por me dar essa nova oportunidade”, disse.
De acordo com ele, o grande desafio agora é “entregar um governo melhor ainda do que já foi feito”, ou seja, “uma cidade ainda melhor”. Conforme ele, no primeiro mandato a prefeitura cuidou do básico com recapeamento de 50% das ruas e outros serviços de zeladoria. Agora, “com a cidade minimamente organizada”, o objetivo é torna-la mais acolhedora.
Gustavo destacou o bom desempenho de sua coligação nas urnas. Os partidos PSD, Republicanos, Podemos, Progressistas e MDB conseguiram eleger 15 vereadores, sendo seis só no PSD. Ou seja, ele manterá a maioria no Legislativo. “Isso vai nos dar credibilidade e governabilidade, além de facilitar a busca de recursos de fora”, destacou Gustavo.
Além dos 15 vereadores, muitos candidatos que concorreram pela coligação tiveram bom desempenho na eleição, com expressivas votações. Sobre esses “quase eleitos”, Gustavo disse que o objetivo é “acolhê-los”. O prefeito observou a necessidade de pensar nas eleições de 2026 e de que forma ele poderá contribuir com o pleito. Segundo Gustavo, ainda não há definições de nomes.
Sobre o secretariado, o prefeito respondeu que “em time que está ganhando não se mexe”, quando questionado sobre mudanças. No entanto, ele admitiu a necessidade de fazer alguns acertos.
Planos e metas
A lista de projetos e ações para o novo mandato é grande. O prefeito citou o fortalecimento do setor de bares e restaurantes, e lembrou que Rio Claro foi a primeira cidade paulista a realizar a APL (Arranjo Produtivo Local) para fomentar o setor.
Também estão previstas ações para fortalecer a Feena (Floresta Edmundo Navarro de Andrade), que atualmente está recebendo R$ 3,2 milhões em investimentos para melhorar a infraestrutura, que inclui serviços de água, esgoto, internet e reformas de prédios.
Com relação ao empreendedorismo, o prefeito reeleito comentou que seu governo sempre apoiou esse nicho e vai continuar apoiando. E uma boa notícia para quem quer ingressar na carreira pública. Gustavo informou que a prefeitura fará novos concursos.
Outra boa notícia é a construção de um centro de atendimento para pessoas autistas. Gustavo afirmou que já solicitou a reserva de R$ 10 milhões no orçamento do município para custeio de ações de inclusão, sendo uma delas a construção do centro. Segundo ele, ao final de oito anos de mandato, quer ser lembrado como o prefeito que tornou Rio Claro a cidade mais inclusiva do Brasil.
A entrevista do prefeito Gustavo, na íntegra, pode ser conferida pelo link https://www.youtube.com/watch?v=PHOy0rkQrWg.
Por Ednéia Silva / Foto: Diário do Rio Claro