Na próxima sexta-feira (11), o Centro Cultural Ataliba Barrocas, em Cordeirópolis, recebe pela primeira vez o evento Encontro Marcatto, uma produção do Instituto Lumiarte. O evento, com início às 19h30, será uma oportunidade para apreciar a riqueza da música clássica, além de homenagear os 150 anos da imigração italiana no Brasil.
A programação contará com a apresentação do Violões Artes Trio, grupo conhecido por sua execução de obras que transitam entre o clássico e o popular. Welton Nadai, integrante do trio, destacou a importância do evento por reunir músicos e cantores com repertórios amplos, que vão desde a música europeia até composições latino-americanas. “O Encontro Marcatto rompe fronteiras da música comercial e traz ao palco obras que, embora compostas há séculos, ainda são inovadoras”, afirma Nadai.
O evento também terá a participação do Coral Italiano da ATM, o Coral Renascer e o Coral e Grupo de Teatro da Orquestra Sinfônica de Cordeirópolis. Segundo o maestro Evandro Gardezani dos Santos, os corais trarão ao público interpretações de canções italianas, clássicos da música popular brasileira e temas de musicais.
“O coral italiano executará apenas músicas em italiano e até transcrição de músicas brasileiras para o italiano, como a música ‘O caderno’, de Toquinho, que será cantada em italiano. Também a música ‘Speranza’, em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil”, explica.
Os corais também trazem a execução de músicas populares e de um trecho do musical “A Noviça Rebelde”. Ao todo, 45 coralistas se apresentam com integrantes de Cordeirópolis e Araras. “Você não pode perder essa oportunidade de ouvir boa música e ainda enriquecer seu conhecimento cultural”, convida o maestro Gardezani.
Além das performances de coral, algumas canções serão acompanhadas de encenações, dirigidas pela professora de teatro Denise Silva. Essas participações têm por objetivo explicar as origens, intenções e significados das canções, enriquecendo ainda mais a experiência cultural.
A entrada para o evento é gratuita, e conta com acessibilidade para todos. O projeto tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura, Pronac 220223, por meio do Ministério da Cultura. Patrocínio das empresas Cecafi, Pisoforte, Comercial João Afonso e Companhia Metalgraphica Paulista.
Foto: Divulgação