O Dia Mundial dos Animais é comemorado em 4 de outubro e tem como objetivo incentivar a reflexão sobre a proteção animal e a importância dos animais na vida das pessoas. A data foi instituída em 1931, na cidade de Florença, na Itália, durante o Congresso Internacional de Proteção Animal. A Igreja Católica também celebra o Dia de São Francisco de Assis, santo protetor dos animais e da natureza, no dia 4 de outubro.
Também em 4 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Adoção de Animais, que neste ano completa a 24ª celebração consecutiva. Nesta data, diversas organizações não-governamentais (ONGs), abrigos e protetores de animais promovem eventos de adoção, palestras e cursos para incentivar a adoção de animais de estimação.
O Dia Nacional da Adoção de Animais também é uma oportunidade para abordar temas relacionados, como maus-tratos, vacinas e castração. A adoção de animais é uma forma de contribuir para a redução do número de animais abandonados e traz benefícios para a saúde mental.
Dia da Natureza
No Dia da Natureza, celebrado em 4 de outubro, é essencial refletirmos sobre a preservação dos recursos naturais e sua conexão direta com o saneamento básico. A falta de esgotamento sanitário impacta diretamente a natureza, contaminando corpos hídricos e gerando problemas de saúde pública.
No Brasil, cerca de 49 milhões de pessoas ainda vivem sem acesso ao saneamento básico, segundo dados recentes do Censo Demográfico de 2022. Essa falta de infraestrutura essencial contribui diretamente para a poluição de rios e nascentes, agravando a crise ambiental e de saúde pública no país. A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Santa Gertrudes e responsável pelos serviços de esgotamento sanitário em Rio Claro, desempenha um papel fundamental na proteção dos recursos hídricos.
Em Santa Gertrudes, de janeiro a setembro deste ano, a empresa evitou o despejo de um volume de esgoto equivalente a 965,7 mil litros na natureza, enquanto em Rio Claro, 44 bilhões de litros de esgoto foram tratados, evitando a contaminação do solo e dos corpos d’água, protegendo os ecossistemas locais e a saúde humana. (Fonte: Governo de SP e BRK)
Foto: Pexels