Já são agora oito GPs em seguida que o holandês não vence uma prova de F1! São três longos meses desde o longínquo 23 de junho! Quem diria, né?
Sobra espaço então para muita gente como Russell, Leclerc (uma vez cada) Hamilton, Piastri e Norris (duas vezes cada) nadarem de braçada e darem um contorno novo a esse Campeonato de 2024.
De todos me parece que o candidato a ser o Verstappen de plantão (veja, que não falei o Campeão do Mundo) é o Lando Norris que, com um pouco mais de cabeça (velocidade e sorte ele mostrou que tem), vai continuar a fazer a McLaren o carro a ser invejado.
Calor, umidade e domínio nunca vistos
Todo mundo já sabe o que esperar em Cingapura porque lá é sempre igual: calor, muita umidade, uma pista cansativa, horários estranhos (já que a prova é noturna) e muito espaço para declarações variadas.
O domínio tão grande da McLaren permite ao engenheiro declarar no rádio para o Norris “abra mais tantos segundos”, ao Chris Horner dizer que “nunca fizemos isso quando a RedBull era melhor”, onde cabe a pergunta: Não fizeram porque não conseguiam ou não queriam humilhar?, ao Albon resmungar “o Colapiinto é louco e veio pra cima de mim”, ao Ricciardi dizer “vou dar adeus” e logo fazer a volta mais rápida da discórdia.
Só sei que de tanto blá-blá-blá se salvou um Grand Slam (como é o termo original em inglês e que os franceses deturparam para Grand Chelem) que significa fazer a pole, liderar todas as voltas, vencer e prova, mas… isso mesmo, não fez a volta mais rápida, então para mim não conta! E com direito ainda ao Norris de ter dados alguns encontrões (um quase definitivo) nos guard-rails! Diversão para quem assistiu pela TV ou ao vivo.
“Cala boca já morreu quem manda na minha boca sou eu”
A FIA, através do seu presidente, repreendeu o Verstappen em Baku e ele passou o GP de Cingapura calado. Muitos como o Hamilton, o Norris e eu ficaram do lado do holandês, mostrando que ser delegado de costumes não é a função da entidade maior FIA (Federação Internacional do Automóvel, por favor, não do Automobilismo, como repórteres, narradores e youtubers repetem de boca cheia). Parece vingança! Vocês não me chamam pelo nome certo e eu encrenco quando vocês falam palavrão! Uma FIA que quer manter a sua voz ativa não pode misturar opiniões privadas de seus membros com a gestão do esporte. Lembram-se quando a mesma pessoa partiu para cima do Hamilton e dos seus piercings? Tsk! Tsk! Tsk!
E teve mais falação, além da corrida
O Verstappen salvou um belíssimo 2º lugar mostrando seu talento. Deixou uma pérola: “Não sei quanto tempo ainda tenho de F1!”. Hmmm!!!
O Perez perdeu mais uma vez, na comparação, e dá sinais de que pode também desistir da F1 no ano que vem.
Já o Daniel Ricciardo foi desistido, depois de muita ameaça. “Até a próxima aventura!” deixou dito o sorridente australiano que foi elogiado pelos colegas de profissão como um grande. Depois de 257 corridas e oito vitórias.
Na Ferrari, a declaração “poderíamos ter vencido” soou mais como uma injeção de ânimo para a próxima corrida.
Texas aqui vamos nós
Conhecidos como COTA (Circuito Of The Americas) os 5,5 km de Austin, têm sido palco de desfile RedBull desde que um dos GPs, disputados nos Estados Unidos, aportou por lá a primeira vez em 2021. E desta vez nessa nova fase McLaren imbatível e Ferrari progressista? Quem levará a melhor no belo e amplo sobe e desce texano?
Deram-nos quase um mês para pensar, já que toda a F1, por problemas logísticos e de calendários, acabou deixando umas miniférias (logo depois das grandes férias de agosto agora) na programação.
Então vãos aproveitar o tempo e dar tratos à bola, certo? Aliás, é o que todas as equipes já estão fazendo para nos proporcionar mais um GP sensacional no dia 20 de outubro.
Até a próxima
Por Ticiano Figueiredo / Foto: Divulgação