Eleições municipais não terão voto em trânsito
Os eleitores que não estiverem em suas cidades no primeiro e segundo turnos das eleições de outubro não poderão votar. A restrição é porque não há possibilidade de voto em trânsito nos pleitos municipais.
O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno da disputa será em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingiu mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.
Pelas regras eleitorais, o eleitor que não estiver em seu domicílio eleitoral deverá justificar ausência na votação. O prazo para justificativa é de 60 dias após cada turno, que conta como uma eleição. Quem não votar no primeiro turno pode votar no segundo.
Deixar de votar e justificar nos dois turnos acarreta em duas faltas. A partir da terceira ausência sem justificativa, o eleitor é considerado faltoso e pode ter o título cancelado para as próximas eleições. Os eleitores que estão no exterior não votam, portanto, não precisam justificar.
No dia da eleição, o cidadão pode fazer sua justificativa de ausência por meio do aplicativo e-título da Justiça Eleitoral ou por meio de pontos físicos montados pelos tribunais regionais eleitorais (TRE) no dia do pleito. A justificativa também pode ser feita após as eleições. Nesse caso, o eleitor deve preencher um formulário e entregá-lo no cartório eleitoral de sua localidade. (Fonte: Agência Brasil)
Unicamp adota cotas para pessoas com deficiência
Em uma decisão histórica, o Conselho Universitário (Consu) aprovou por unanimidade, na terça-feira (24), a adoção de um sistema de cotas para estudantes com deficiência para ingresso nos cursos de graduação da Unicamp. Pela decisão do Consu, fica estabelecida a reserva de vagas para pessoas com deficiência em cada curso de graduação, sendo uma ou duas vagas por curso, ou até 5% do total de vagas, em caso de vagas adicionais.
As vagas serão disponibilizadas no edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo aberta a possibilidade de participação tanto para candidatos de escolas públicas quanto privadas. A nova regra passa a valer para o ingresso de 2025. A Unicamp é a primeira das universidades estaduais públicas do estado de São Paulo a adotar o sistema de cotas PcD (Pessoa com Deficiência).
Os conselheiros aprovaram a proposta que prevê que o candidato deverá informar o tipo de deficiência e anexar documentos médicos que venham a ser solicitados na inscrição. A partir daí, caberá à Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) organizar uma junta de especialistas para fazer uma avaliação biopsicossocial do candidato e validar os documentos médicos apresentados. Essa junta será composta por profissionais especializados de áreas diversas. (Fonte: Agência SP)
Sebrae-SP promove oficina gratuita de marketing digital para MEIs da região
O Escritório Regional do Sebrae-SP em São Carlos promoverá uma oficina sobre Marketing Digital, voltada para o Microempreendedor Individual (MEI). Online e 100% gratuita, a atividade será realizada no dia 30 de setembro (segunda), às 18h30, e contará com a participação de dois especialistas no assunto. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pela internet, neste link: https://forms.office.com/r/kdM3sH3WjP.
A oficina, que será realizada no formato de painel interativo, contará com a presença de três especialistas que trarão insights práticos para os MEIs sobre como melhorar sua presença digital. O objetivo é apresentar novas estratégias e tendências de marketing digital que possam alavancar o crescimento dos negócios dos participantes.
Os convidados compartilharão dicas, estratégias e boas práticas que podem ser aplicadas diretamente nos negócios. A oficina foi pensada para ajudar o MEI a organizar suas atividades de marketing digital de forma constante e eficiente, utilizando as ferramentas para melhorar os resultados e as vendas.
“É comum o MEI assumir diversas funções em seu negócio, inclusive a de gerenciar o marketing, que, para ser eficiente, exige planejamento e constância. O desafio é que muitos empreendedores acabam realizando ações pontuais, sem definir objetivos e traçar uma estratégia. Vamos explicar justamente o que o MEI deve considerar na etapa de planejamento e como pode utilizar a tecnologia e os recursos de marketing digital para garantir sustentabilidade às ações e aumentar as vendas”, explica Ícaro Tiberti, analista de negócios do Sebrae-SP. (Fonte: Divulgação/Sebrae)