No último sábado, dia 30 de Junho, ás 11 hs da manhã, foi inaugurado no município vizinho de Corumbataí-SP, o Centro de Educação Socioambiental, que contemplará atividades práticas, sobre questões ambientais, ecológicas e de artes para toda a população.
A iniciativa de criação deste espaço é da Prefeitura Municipal de Corumbataí, com o apoio de estudantes e pesquisadores da UNESP Rio Claro, que identificaram o lugar como um ponto atrativo para o desenvolvimento de um projeto que envolvesse toda comunidade, trazendo um avanço na temática da sustentabilidade.
O Centro de Educação Socioambiental foi instalado no prédio da Biblioteca Municipal, que encontrava sem atividades. Assim o espaço foi revitalizado, para receber oficinas socioeducativas, sala para Laboratório Natural e um Jardim Eco Sensorial.
Nas oficinas socioeducativas serão abordados temas multidisciplinares, estimulando a capacidade do pensar e do agir coletivo, através, por exemplo, de oficinas de origami, trabalhando com a criatividade, capacidade de concentração, coordenação motora, memória, autocontrole e formas geométricas.
No Laboratório Natural desenvolvido, haverá oficinas variadas com experimentos possíveis através da natureza, por exemplo, sobre o valor fitoterápico de ervas medicinais, frisando e revelando a importância e benefícios destas a saúde e bem estar de adultos e crianças.
No que concerne ao Jardim Eco Sensorial, este foi desenvolvimento visando estimular os sentidos humanos (tato, olfato, visão, paladar e audição) sobre a natureza (plantas) e viabilizar a participação de pessoas com necessidades especiais, através da inclusão social. Serão promovidas oficinas sobre plantios, trabalhando a ressignificação de materiais em desuso, o verde como ser vivo, a prática coletiva, e a importância dos ciclos.
Dessa forma o Centro de Educação Socioambiental, além de estimular práticas ecológicas e posturas adequadas, permite que as pessoas no processo de visitação, atuem de forma participativa no processo ensino – aprendizagem, despertando a sensibilização pelas questões ambientais, e o cuidado com os recursos naturais, principalmente (vegetação, solo, água). Assim as visitas despertam a relação com a natureza, reforçam o elo do sujeito com o meio ambiente.
A visitação ao Centro de Educação Socioambiental do munícipio de Corumbataí poderá ser feita todos os dias das 12 ás 18hs, sendo que as oficinas práticas e monitoradas no Laboratório Natural e no Jardim Eco Sensorial, podem ser agendadas pelo telefone (19)3577-1600, no Fundo Social do município. As oficinas ambientais serão realizadas por profissionais das áreas de Educação, Artes Visuais, Geografia e Gestão Ambiental.
Por Eder Varussa