Em 10 de setembro de 1808, circulava pela primeira vez “A Gazeta do Rio de Janeiro” um marco na comunicação do Brasil. Era o primeiro jornal a circular no país, desde que, em 13 de maio do mesmo ano, D. João VI assinara o decreto que criava a imprensa neste país.
Desde então, informar e opinar adquiriu condição indispensável de credibilidade, de compromisso com a verdade que um jornal deve ter. Ao longo do tempo, o jornal foi enfrentando desafios e assimilando os avanços tecnológicos. Dividiu a preferência do público leitor com as revistas, as emissoras de rádio e a televisão. E, de uns tempos para cá, com a internet e as redes sociais.
Pioneiro na forma de informar e formar o leitor crítico, o jornal impresso continua sendo o fiel companheiro desde as primeiras horas da manhã. É muito bom tê-lo ao alcance dos olhos enquanto se saboreia um delicioso café quentinho e se planeja as tarefas do dia que apenas inicia.
Escola para muitos escritores que, depois viriam a se consagrar com livros admiráveis que se tornariam best sellers. Abrigo de intelectuais perseguidos por regimes que não reconhecem o direito sagrado à liberdade. Vanguardista quebrando tabus e trazendo à baila e com responsabilidade temas polêmicos e de difícil abordagem.
Quem hoje entra em uma redação de jornal, certamente não encontrará as velhas máquinas de escrever há muito substituídas, as pessoas fumando e agitadas ao telefone checando informações. Tudo mudou. E para melhor.
Em uma sociedade que almeja o progresso ao infinito, tudo se modifica, tudo evolui e os sábios acompanham a mudança, não resistem à ela, se adaptam, porque adaptar-se às mudanças é o único modo de sobreviver neste mundo cada vez mais competitivo.
O jornal ao longo dos anos foi mudando e melhorando. Hoje, mais limpo, visualmente mais bonito, mais com conciso, mais objetivo e colorido. E como é bom ver que o Diário do Rio Claro, em seus 138 anos prestando o essencial serviço de informar à família rio-clarense acompanhou todas essas mudanças. E tornou-se ainda melhor.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Imagem ilustrativa/Reprodução internet