A cidade de Ipeúna tem dois candidatos na disputa pelo comando da prefeitura do município. De acordo com dados da plataforma DivulgaCand, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o atual prefeito Diego Heron Pinheiro (PL) tenta a reeleição ao lado da candidata a vice-prefeita Aline Pasetto (PP – Progressistas). A dupla concorre pela Coligação “Juntos pelo povo” composta pelos partidos PP, MDB, PL e Avante.
A outra chapa concorrente é encabeçada pelo ex-prefeito Ildebran Prata (PSD) que tem ao lado o também ex-prefeito do município, Zé Banana (PSD), como candidato a vice-prefeito. Eles disputam a prefeitura pela Coligação “Trabalho, experiência e respeito, para reconstruir Ipeúna” formada pelas siglas Pode (Podemos), Republicanos, PSD e PSD.
Nas eleições para a Câmara Municipal, 79 candidatos disputam o cargo de vereador em Ipeúna. A cidade tem nove vagas disponíveis no Legislativo Municipal. Esses números podem sofrer alteração, visto que as candidaturas ainda estão sob análise da Justiça Eleitoral que pode ou não deferir os pedidos de registros protocolados.
Conforme o TSE, Ipeúna possui 6.009 eleitores aptos a votar nas eleições municipais deste ano. O número representa um acréscimo de 11,30% em relação ao pleito municipal de 2020, quando o município tinha 5.399 cidadãos aptos ao exercício do voto. Nas eleições de 2022, o eleitorado da cidade somava 5.651, segundo o TSE.
O Diário do Rio Claro também publicou o número de candidatos de Analândia e Corumbataí, ambas com três chapas majoritárias. Com relação às eleições minoritárias, Analândia tem 70 concorrentes ao cargo de vereador, enquanto Corumbataí tem 66. Os dois municípios têm nove cadeiras disponíveis cada.
Por Ednéia Silva / Fotos: Reprodução/Rede Social