Olá Geekers amados!
Obrigado pela “audiência”, e pela credibilidade dada por toda a comunidade Geek.
Hoje teremos mais uma entrevista com um “personagem” rio-clarense, que é ícone no meio artístico, desenhando e esculpindo peças artísticas e muitas vezes, do universo geek.
Estamos falando de Lu Bertin que, através de suas obras, saiu daqui para o mundo.
Já participou com suas obras expostas no GEEK POP FEST, e hoje atua como artista, escultor, designer gráfico e, recentemente, dono de cafeteria.
Vamos conhecer um pouco mais sobre esse artista geek:
Apresente-se
Luis Bertin, 50 anos, casado com Erika e pai do Bento. Nasci 25 de dezembro de 1974, em Rio Claro, interior de São Paulo. Com oito irmãos, já buscava a arte presente em minha alma. Meus primeiros rabiscos no jardim da infância mostravam que tinha algo a mais a oferecer ao mundo das artes. Por meio do lápis e pedaços de papel, as inspirações se tornavam reais e a escultura se fez presente também quando criança. Morando ao lado de fábricas de cerâmica, onde a argila era abundante, junto com meus primos, os primeiros personagens tomaram vida em minhas mãos. Peças que hoje não existem mais, mas seriam com certeza as obras mais valiosas do acervo. E a arte não só foi fundamental para os alicerces da sua vida, também é responsável pelo profissional de Design Gráfico, atuando até hoje na área.
Hoje suas obras são reconhecidas pela perfeição com que são concebidas, mas conte-nos como tudo começou?
Minha vida nas artes começou desde muito cedo, aos 4 anos de idade onde dei meus primeiros passos com desenhos. Claro que com o tempo as técnicas foram ficando apuradas e a motivação em querer mais sempre foi meu Norte. As artes têm papel fundamental na cultura do mundo e é com ela que levamos nossa imaginação longe, seja na pintura, música, escultura. Atuo profissionalmente na escultura há quase 30 anos e tenho peças espalhadas pelo Brasil todo.
Em sua trajetória, existe alguma história que gostaria de contar?
Durante a vida ela carrega inúmeras histórias que nos moldam como artista, mas acredito que as melhores histórias são contadas pelas próprias pessoas que enxergam na arte uma forma de conectar pessoas. Em cada entrevista que concedo, a história está sendo contada pela visão de cada jornalista que com toda sensibilidade, mostra o potencial da matéria encantando a quem lê.
Qual ou quais sua (as) obra (s) preferidas?
O mais complicado para um artista é encontrar seu estilo. Acredito que estou ainda em busca dele, mas em minhas obras, eu tento buscar olhares diferentes, visões únicas de personagens já consagrados, transpondo assim, minha arte. Buscar essa visão faz com que você cresça como artista e nunca podemos parar e achar que já estamos satisfeitos. Cada obra é um novo desafio e cada desafio é uma nova realização profissional. Com certeza meus preferidos são os heróis e vilões que tem suas personalidades, posso citar por exemplo meu Coringa, meu Batman, meu Jason, entre outras peças que amo!
No seu canal do YouTube, você ensina como fazer uma escultura. Qual o processo criativo para “criar” uma obra esculpida?
A escolha do personagem é fundamental para o início do projeto. Depois vêm a concepção, a dinâmica e a forma. Só depois de muito estudo e planejamento dou início ao trabalho. Compartilhar o conhecimento é a melhor forma de buscar novos e, assim, o ciclo se repete. São várias etapas desde a estrutura, blocagem, detalhes e finalização e é sempre uma alegria em cada nova arte.
Como você vê o “mercado” cultural em Rio Claro, e também no “mundo”, já que você também expôs nos USA?
Nossa cidade é um celeiro de grandes artistas e talentos que brilharam aqui e fora. O reconhecimento por esse trabalho é feito por pessoas que amam a arte e acreditam que ela molda e inspira as pessoas. Eventos Geeks, culturais são o combustível que aceleram e divulgam a arte e, por isso, são importantes e fundamentais para que ele cresça ainda mais.
Dentro da sua “cronologia” de tempo, quando foi que o mundo geek te “pegou”?
Incrível pergunta. Esse mundo me pegou desde meus primeiros anos, onde eu lia, colecionava, redesenhava, trocava e inspirava nos quadrinhos que comprava na banca. Eu trocava qualquer coisa por uma HQ e o que hoje é uma febre através dos grandes eventos, dos grandes estúdios e dos incríveis filmes, eu já era da turma NERD desde sempre e me orgulho disso!
Muita coisa mudou desde que “nerd” era uma palavra pejorativa. Hoje “geek” tem uma outra conotação e virou um mercado gigantesco. Conte, na sua opinião, como você “visualiza” todo esse mercado geek que cresce ano a ano.
Sintetizo sua pergunta com uma única palavra: FELICIDADE! Saber que uma vida inteira dentro dos quadrinhos se tornou um grande negócio é uma felicidade imensa. Participar de eventos e workshops para falar desse universo é algo com que nunca sonhei, mas sempre quis e, hoje, vendo esse mundo ultrapassar seus limites me deixa extremamente honrado de fazer parte desse universo.
Recentemente você e sua esposa abriram um lindo café, Allmy. Conte-nos um pouco mais e como esse empreendimento entra nos planos futuros?
Amei a pergunta e obrigado pela oportunidade de falar sobre isso. A ideia do café tem tudo a ver com a arte. Lá é onde nos inspiramos para levar aos nossos clientes o amor e o aconchego que recebemos a vida toda e com certeza é um espaço onde as pessoas podem sentar, respirar, contemplar seu próprio conhecimento e passar alguns minutos refletindo sobre a vida e arte!
Para terminar, mande um recado para quem gostaria de “mergulhar” nesse mundo artístico da escultura.
Minha mensagem seria sempre para quem ama as artes, que respeita as artes, nunca deixe de observá-la como ela realmente é. Cada obra tem sua alma e precisa ser vista, contemplada e valorizada. Nossa vida depende das artes e se você que está lendo agora e pode se inspirar mesmo que por alguma palavra, deixe sua mente leve, pegue uma folha de papel, escreva uma poesia da sua cabeça, ou uma massa e levante uma peça, seja ela qual for, ela será única, será sua arte!!!!! Obrigado meu amigo Celso imensamente pelo carinho e parabéns por incentivar a arte e nosso mundo GEEK. Fiquem com Deus.
Para quem quer acompanhar mais sobre as obras de Lu Bertin, acesse:
Instagram: @luisferbertin
Para quem quiser bater um papo tomando um café especial:
Café Allmy, Rua 4, 316 esquina com av. 17.
Instagram: @allmy.cookies
KeepDrawing!
KeepGeeking!!
KeepRocking!!!!!
Gostou? Comentários, dicas e qualquer coisa que queira falar, mande para geekpopfest@gmail.com
E esperando todos para um dia inesquecível dia 15 de SETEMBRO no Grêmio Recreativo da Paulista em Rio Claro, para nosso tão aguardado GEEK POP FEST, das 10:00h às 19:00 h – @geekpopfest.
Por: Celso Marcondes Filho / Fotos: Divulgação