O município de Corumbataí tem três chapas disputando a prefeitura da cidade, segundo dados da plataforma DivulgaCand do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O atual prefeito Leandro Martinez (União Brasil) está fora da disputa porque está encerrando seu segundo mandato consecutivo (1° mandato: 01/01/2017 a 31/12/2020 e 2° mandato: 01/01/2021 a 31/12/2024).
De acordo com a legislação eleitoral, “o cargo de chefe do Poder Executivo não pode ser ocupado pela mesma pessoa por mais de dois mandatos consecutivos, o que não impede a candidatura ao mesmo cargo por outras vezes, desde que não seja para mandatos seguidos”.
Uma das chapas concorrentes é encabeçada pelo atual vice-prefeito João Batista Altarugio Filho (PSD), o Joãozinho, que disputa o cargo de prefeito tendo como candidata a vice-prefeita Isaura Salles (Podemos). Eles concorrem pela Coligação “Corumbataí no Caminho Certo” composta pelos partidos MDB, Pode, PL e PSD.
Outro candidato a prefeito é Carlos Aparecido Jaques (PSDB), o Prof. Carlinhos, que pleiteia a prefeitura de Corumbataí ao lado de Luiz Fernando da Silva (PSDB), o Fernando da Rádio, pela Federação PSDB/Cidadania.
Também na disputa a prefeito está Vicente Rigitano (União Brasil) tendo como vice Mauro de Géa (Democracia Cristã). Eles são os candidatos da Coligação “Juntos por uma Corumbataí melhor!” formada pelas siglas União Brasil e Democracia Cristã.
Nas eleições minoritárias, Corumbataí tem 66 candidatos disputando uma cadeira na Câmara Municipal que tem nove vagas disponíveis. Esse foi o total de pedidos de registros de candidaturas recebido pela Justiça Eleitoral. De acordo com o TSE, o município tem 3.634 eleitores aptos a votar nas eleições municipais de 2024, 234 a mais que no pleito municipal de 2020 quando eram 3.430. Já nas eleições de 2022 a cidade tinha 3.519 cidadãos habilitados ao voto.
Por Ednéia Silva / Foto: Divulgação