Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Direção do Bezerra se reúne com secretário estadual de Saúde
a manhã dessa segunda-feira (17), a direção da Casa de Saúde Bezerra de Menezes de Rio Claro se reuniu com o secretário estadual de Saúde, Marco Antônio Zago. Na ocasião, a comitiva buscava soluções para equacionar a continuidade de atendimento da Saúde Mental dos 26 municípios que compõem o Diretoria Regional de Saúde X (DRS-X), que engloba a região de Piracicaba.
Conforme informou à reportagem do Centenário o diretor administrativo da instituição, Aparecido Chagas do Nascimento, a reunião foi “proveitosa e positiva”. “O secretário se comprometeu pessoalmente em ajudar no atendimento dos pedidos”, detacou. Estiveram no encontro o presidente do Bezerra de Menezes, João Carlos Sanchez, o diretor administrativo, Aparecido Chagas do Nascimento, e o diretor conselheiro, Eder Ferras de Barros. O encontro aconteceu com a intermediação do deputado estadual Coronel Camilo (PSD).
Pré-sal
Michel Temer (MDB) autorizou nessa segunda-feira (17) a realização da 6ª Rodada de Licitações de Partilha de Produção do Pré-Sal, além da 16ª rodada de blocos para exploração e produção de petróleo em bacias sedimentares brasileiras, camadas mais superficiais, chamadas de pós-sal. A 6ª rodada de partilha do pré-sal inclui dois novos blocos, Sudoeste de Sagitário e Norte de Brava. Além disso, redimensiona outros três blocos: Aram, Cruzeiro do Sul e Bumerangue. Com isso, serão ofertados no total cinco blocos na 6ª rodada, prevista para acontecer em novembro de 2019.
Exploração de reserva indígena
O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), afirmou nessa segunda-feira (17) que a área da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, pode ser explorada de “forma racional”. De acordo com reportagem publicada nessa segunda no jornal “Valor Econômico”, a equipe de Jair Bolsonaro prepara um decreto para rever a criação da reserva indígena. “É a área mais rica do mundo. Você tem como explorar de forma racional. E no lado do índio, dando royalty e integrando o índio à sociedade”, disse o presidente eleito.
Corte no Sistema S
Ao defender o corte de gastos públicos para ajustar as contas do governo, o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu nessa segunda-feira (17), no Rio de Janeiro, cortes no chamado ‘Sistema S’, que engloba organizações do sistema produtivo, como Sesi, Senai e Sesc, entre outros. “Como é que você pode cortar isso, cortar aquilo e não cortar o Sistema S? Tem que meter a faca no Sistema S também”, afirmou Guedes. As entidades desse sistema não são públicas, mas recebem repasses do governo.