O Diário do Rio Claro completa 138 anos neste domingo, dia 1º de setembro. Fundado em 1886, é um dos jornais mais antigos em circulação ininterrupta no Brasil e faz parte do seleto grupo de periódicos centenários. Em 1º de setembro, a primeira edição do Diário do Rio Claro era colocada nas ruas e a data tornou-se um marco na história da cidade.
“O Diário do Rio Claro foi o quinto jornal a surgir no interior paulista, depois do O Estado de S. Paulo, Diário Popular, Tribuna de Santos e Tribuna do Norte de Pindamonhangaba”, informa artigo assinado pelos jornalistas e pesquisadores Vivaldo Stephan Jr., Silvia Venturoli, Adolpho Queiroz e Luciana Nicoleti.
O DRC é o terceiro jornal mais antigo em circulação no estado de São Paulo, ficando atrás apenas do “O Estado de São Paulo”, fundado em abril de 1875 e do Tribuna do Norte (de Pindamonhangaba), que começou em junho de 1882. A análise é feita com base em levantamento (1995) da Fundação Cásper Líbero.
O Diário do Rio Claro teve como fundador e primeiro proprietário o major José David Teixeira (1861-1934) que negociou a compra do semanário com o seu patrão, Dr. Eduardo de Camargo Neves, que estava desinteressado em continuar com o jornal “O Tempo”, fundado em 1882.
Dessa forma, “O Tempo” passou a se chamar “Diário do Rio Claro” e ganhou periodicidade diária. O major David dirigiu o jornal até sua morte em 16 de março de 1934. Familiares assumiram a direção da empresa até dezembro de 1980 quando o Diário foi vendido ao empresário Geraldo Leonardo Zanello. Após 94 anos sob o comando da família David Teixeira, em 1981, o Diário passou a integrar o Grupo Zanello, sob o comando do saudoso empresário Geraldo Leonardo Zanello e sua esposa Jacira Russo Zanello.
De acordo com o jornalista e historiador, José Roberto Santana, a nova direção deu “uma característica industrial ao periódico garantindo seu futuro à modernidade”. O grupo está há 43 anos à frente do jornal, sempre inovando e implementando novas ferramentas. Em 24 de junho de 2018, aniversário de 191 anos de Rio Claro, foi lançado o novo portal de notícias do Diário: J1. Nessa data também houve o lançamento do caderno de colunismo social: Sunday, que circula aos domingos.
Acesso digital
E as transformações não param. Mesmo sendo um jornal centenário, o Diário acompanha a evolução digital e está disponível nas redes sociais, internet e aplicativos sempre em busca de proporcionar a melhor experiência para os leitores.
Tanto que hoje, além da versão impressa, o DRC conta também com versão digital que pode ser acessada gratuitamente pelo site www.j1diario.com.br ou pelo WhatsApp (19) 9.8891-2309. Por esse telefone, a população pode solicitar inclusão na lista de transmissão e receber o jornal em formato digital diariamente.
E em março deste ano, o Diário inovou mais uma vez com o lançamento da TV Digital, mais um canal de informação para o leitor. O programa Diário MA TV vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 8h às 9h30 pelo Facebook e YouTube do Diário: @diariodorioclaro1. Diante do sucesso, novos programas foram criados: Diário de Esportes, Diário Viva+ e Diário, Eu Mulher.
O Diário também tem atuação na comunicação falada com a Rádio 95.1 FM – A Marca da Boa Música! Sintonizada em 95.1 Mhz, a rádio também estende sua programação para a internet, através do site www.951fm.com.br, além de aplicativo próprio para celulares dos sistemas operacionais IOS e Android.
Nesses 138 anos de existência, o DRC presenciou e noticiou muitos fatos e acontecimentos ocorridos em Rio Claro, no Brasil e no mundo. E isso não seria possível sem os parceiros, anunciantes, assinantes, jornalistas, colaboradores e, claro, os leitores. Todos fazem parte dessa trajetória de sucesso do Diário do Rio Claro, que está pronto para escrever novos capítulos dessa história com um jornalismo sério, democrático e dinâmico, sempre mantendo seu compromisso de informar a comunidade.
Por Redação DRC