O Jornal Diário realizou nesta quinta-feira (29) a segunda entrevista com os candidatos a prefeito de vice de Rio Claro. O programa Diário MA TV entrevistou o prefeito Gustavo Perissinotto (PSD), que disputa a reeleição, e sua candidata a vice-prefeita, a ex-vereadora Maria do Carmo Guilherme (MDB). Eles concorrem pela Coligação “Para Rio Claro Continuar Mudando” que conta ainda com apoio do Podemos, Republicanos e Progressistas (PP).
Segurança e criminalidade
Questionado sobre seu plano para diminuir a criminalidade e melhorar a segurança no município, Gustavo disse que pretende estreitar ainda mais a relação com o governador Tarcísio de Freitas, pois é o governo do estado que exerce papel prioritário na segurança, equipando as polícias, contratando delegados e policiais, e quem pode destinar a Rio Claro uma nova sede do batalhão da PM.
Segundo ele, o combate ao crime é feito com duas grandes ações: inteligência e tecnologia. E quem realiza as investigações é a Policia Civil que tem poder para quebrar sigilo e fazer escuta telefônica. “A prefeitura não tem, por força de lei, essa competência”, frisou.
A prefeitura, conforme ele, continuará ajudando como tem sido feito e as ações implementadas, com o trabalho da GCM complementando as ações das polícias Civil e Militar, os resultados já aparecem. De agosto para cá os indicadores criminais diminuíram, com queda de 9% nos homicídios, 13% nos roubos e 33% nos estupros.
“A gente vai apostar na inteligência e para isso retomamos o gabinete de segurança da guarda que auxilia no monitoramento. É muito melhor investir na prevenção que no combate”, disse Gustavo destacando ainda o uso da tecnologia com as câmeras de monitoramento. São mais de 800 câmeras nas escolas e 130 em pontos estratégicos da cidade.
Para Gustavo, a chave para mudar a segurança é “tornar a noite de Rio Claro num dia”, ou seja, trocar todas as lâmpadas cidade por led. Segundo ele, isso ainda não aconteceu porque um vereador denunciou o programa causando atrasos. Segundo ele, o programa de iluminação foi liberado pelos órgãos de controle e está pronto para continuar.
Empresas e empreendedorismo
Para atrair novas empresas para a cidade, Gustavo aposta na implantação do segundo distrito industrial, previsto no novo Plano Diretor recentemente aprovado. Gustavo disse ainda que um terceiro distrito industrial será implantado após a construção do novo aeroporto.
Além disso, é preciso ter mão de obra qualificada, o que será feito pela Fatec e Instituto Federal de Educação, que terão cursos voltados para a alta tecnologia. O terceiro ponto é resolver problemas de infraestrutura, fornecendo água, esgoto, energia e internet. A expansão da água será feita através da construção da ETA 3 que, segundo Gustavo, vai resolver os problemas de falta d’água em Rio Claro.
Maria do Carmo destacou o trabalho que tem sido feito pelo governo municipal para impulsionar o empreendedorismo, especialmente o feminino, e essas ações terão continuidade.
Qualidade do ensino
Sobre o ensino, Gustavo destacou a boa nota obtida pelo município no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). “Rio Claro é uma das cidades com nota acima media e isso significa que o trabalho que estamos fazendo está rendendo bons frutos”, disse.
Para ele, a meta é continuar valorizando os servidores da educação e ampliar as vagas em creches. “Quando assumi o governo, tinham 1.300 crianças na fila. Criamos 1.000 vagas com inaugurações, reformas e ampliações, e para o futuro a meta é dobrar esse número”, prometeu.
Consultas e exames
Para Gustavo, a redução da fila para consultas e exames na rede pública de saúde se dará com o funcionamento do primeiro hospital público municipal, que está sendo construído no Cervezão. “Com isso a gente resolve o problema de saúde de Rio Claro”.
Outro plano é investir na atenção básica e estreitar a relação com a Santa Casa. Esse trabalho já está sendo feito com o aumento da subvenção ao hospital, a mudança no antigo PSMI e o pontapé inicial para a construção do primeiro centro oncológico de Rio Claro.
Merecimento
Por fim, os candidatos explicaram porque merecem o voto da população. Segundo Gustavo, para continuar as mudanças já obtidas na saúde, educação, segurança, economia etc. “A gente quer a oportunidade e continuar mudando a cidade porque ainda tem muita coisa para fazer. Está previsto para o próximo mandato R$ 1 bilhão de investimentos” em diversas obras, como Avenida Integração, trevo da Viviani, novo aeroporto, batalhão da PM, entre outras.
O vídeo com a entrevista dos candidatos está disponível pelo link https://www.youtube.com/watch?v=cVmZJDvQHZY
Por Ednéia Silva / Foto: Divulgação