Mais de 4 décadas se passaram até que o torcedor velista pudesse extravasar o grito de campeão e comemorar o tão sonhado acesso à principal divisão do Campeonato Paulista.
A única participação do Rubro-Verde fora em 1979. Pode-se dizer que a geração jovem de torcedores do Velo verão algo inédito no próximo ano, a equipe frente a frente com os melhores times do estado de São Paulo.
Para chegar à essa invejável condição, a luta foi grande. A atual temporada, que começou discreta, foi ganhando perspectiva de êxito, desde que o trabalho do técnico Guilherme Alves e seus auxiliares começou a ser assimilado pelo grupo de jogadores e os bons resultados começaram a acontecer.
Na fase final da disputa, um esforço muito grande da diretoria qualificou o elenco com a chegada de reforços pontuais, sendo o principal deles, o atacante artilheiro Caio Mancha, autor de gols decisivos para a conquista do título e do acesso. Um trabalho vitorioso de todo o elenco de profissionais e dirigentes que teve o apoio da massa torcedora velista nos momentos mais importantes.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Rede Social