O Festival de Silverstone de 2024 contará com a exposição da maior coleção de carros já vista em homenagem aos 30 anos de legado de Ayrton Senna.
O acervo, que conta com mais de 25 exemplares pilotados pelo brasileiro, desde as divisões inferiores até a
Fórmula 1, fará parte do evento que acontece neste final de semana, na Inglaterra.
A exposição apresenta 12 carros de Fórmula 1, como o Toleman TG183B de 1984, carro de estreia de Senna na categoria, e os vitoriosos JPS Lotus 97T e McLaren MP4/5B, campeão em 1990 com o brasileiro.
Além disso, a coleção também conta com o Van Diemen RF81, carro que levou Senna ao título da Fórmula Ford 1600 em 1981, e o Ralt RT3, monoposto que foi campeão da Fórmula 3 em 1983.
Outra atração serão os carros de rali que Senna pilotou em 1986, quando fez um teste no esporte. Ao todo, conduziu cinco carros da modalidade e dois estarão expostos e com as pinturas originais: o MG Metro 6R4 e o Ford Sierra RS Cosworth.
Motos e carros de rua também estarão presentes. Em 1995, a foram fabricadas 300 unidades da Ducati 916 com uma pintura especial de Senna. Três destes exemplares estarão em Silverstone, assim como o Honda NSX, carro esportivo que o brasileiro testou no circuito inglês e também em Suzuka, no Japão.
Além dos carros, também serão expostos capacetes, macacões, troféus e esculturas de Senna ao longo do fim de semana.
Bruno Senna, ex-piloto da Fórmula 1 e sobrinho de Ayrton, estará presente e vai dar uma volta no circuito com um dos carros do tricampeão mundial.
Por E. Cortez / Foto: McLaren / Divulgação