A literatura médica comprova que a prática regular de atividade física traz inúmeros benefícios para a saúde. Pensando nisso, a professora de educação física Patrícia Manir Miguel Schrank criou o projeto “Ginástica de Rua”, que realiza sessão gratuita de exercícios em praças de Rio Claro.
Patrícia conta que tudo começou há cerca de quatro meses quando ela perdeu o pai, que enfrentou um longo período de recuperação após sofrer uma queda. “Tudo começou quando meu pai, na época com 87 anos, caiu no banheiro e teve um traumatismo craniano. A partir daí foram 21 dias de UTI e 2 meses e meio de internação. Pegou pneumonia e os médicos disseram que se ele tivesse mais músculos a recuperação teria sido mais rápida. Sou professora de educação física e isso ficou na minha mente. Ele teve uma recuperação lenta, ficou conosco mais 11 meses e faleceu há 4 meses”, conta Patrícia.
Nesse momento, ela decidiu que deveria levar atividade física para as pessoas e, dessa forma, dar a elas a oportunidade de melhorar sua saúde física e mental. Surgiu então o projeto “Ginástica de Rua”. A ideia foi apresentada para os frequentadores da Praça Tilápias que adoraram a iniciativa. A primeira sessão foi realizada com sucesso, sendo logo seguida por mais uma.
O objetivo de Patrícia é expandir o projeto levando-o para praças de diferentes bairros, ampliando o número de participantes. “A ideia é ir em várias praças em quase todos os bairros, todos os finais de semana”, planeja a professora que está fazendo um cronograma das atividades.
Essa meta já está sendo colocada em prática porque neste final de semana haverá duas sessões de atividade física: uma no sábado (24), às 17 horas, na Praça da Liberdade (Rua 6, entre avenidas 3 e 5, Centro), e outra no domingo (25), às 9h30, na Praça Tilápias (Rua 4 com Avenida 39, Cidade Jardim).
A participação é aberta e gratuita, e não há restrição de idade. Para evitar problemas a professora orienta que as pessoas respeitem seus limites e adotem os cuidados médicos necessários em caso de alguma doença pré-existente. Em caso de dúvidas, busque ajuda e informações.
Os participantes da “Ginástica de Rua” devem vestir roupas confortáveis. Patrícia também recomenda levar uma garrafa de água e toalha. Cada sessão dura em torno de 1h. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelas redes sociais de Patrícia: @profpatyschrank, @patriciaschrank e Facebook: Patrícia Manir Miguel Schrank.
O cronograma de atividades também será divulgado nas redes sociais. Além disso, Patrícia está confeccionado cartazes que serão afixados nos locais (e proximidades) onde a atividade será realizada. Toda a comunidade está convidada a participar.
Por Ednéia Silva / Foto: Divulgação