Não deu para o Azulão. Com derrota por 2×0, no último sábado (17) para o União São de Araras em pleno estádio Schmidtão, o Rio Claro FC despediu-se da Copa Paulista, sem conhecer vitória na competição.
Em 8 jogos disputados, a equipe somou 5 empates e 3 derrotas, amargando a 5ª. e última colocação do Grupo 3 ao final da primeira fase, disputada em dois turnos. Com 19 pontos, o Taquaritinga terminou como líder e o XV de Piracicaba, que venceu na rodada o Grêmio Desportivo São-Carlense, em casa, por 3×1, fechou a primeira fase na segunda colocação do respectivo grupo.
Durante toda a campanha, o Rio Claro ressentiu-se de um ataque mais eficiente. A equipe comandada pelo técnico Lúcio Borges marcou apenas 2 gols e sofreu 7.
Frente ao time de Araras, o Rio Claro não fez um bom jogo. Na primeira etapa, foi dominado pelo adversário, que tocou a bola com relativa facilidade, sempre chegando com perigo ao ataque. Aos 37 minutos, o centro avante Gabriel Viana abriu o placar para o time ararense cobrando penalidade máxima.
A pá de cal nas esperanças do Rio Claro veio aos 26’ da segunda etapa, com o ex-velista Gabriel Mancha, após cobrança de escanteio. Sem forças para reagir, o Rio Claro sequer conseguiu diminuir o placar. Ao final do jogo, o goleiro Romário, do Azulão, ainda defendeu uma penalidade máxima, evitando que o placar desfavorável fosse ainda maior. Final de jogo no Schmidtão: Rio Claro 0 x 2 União São João, que, com a vitória foi a 9 pontos e classificou-se em terceiro lugar no Grupo 3 para a sequência da Copa Paulista.
Escalações:
Rio Claro FC: Romário; Lucas Melo, Pedro da Dalto, David, Fábio Linderberg; João Victor, Daniel Oliveira, João Varolo; Cesinha, Christhyan Noto e Emanoel (Douglas). Técnico: Lúcio Borges.
União São João EC: Igor Alexandre; Léo Machado, Mancha, Neto, Gabriel Cunha; Bruno Miguel, Igor Maduro, Dutra; Gabriel Cetra, Gabriel Viana e Jhoninha. Técnico: Raphael Pereira.
Confira as equipes classificadas para a segunda fase da Copa Paulista:
Grupo 1: XV de Jaú, Votuporanguense e VOCEM
Grupo 2: Monte Azul, Francana e Comercial
Grupo 3: Taquaritinga, XV de Piracicaba e União São João
Grupo 4: Primavera, São Bento e Capivariano
Grupo 5: São Caetano, Portuguesa de Desportos, Oeste e Juventus (melhor 4º. colocado).
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: @carol_custanari