A importância da atividade física para a promoção da saúde e bem-estar das pessoas é o assunto que será discutido nesta terça-feira (20) do programa Diário Viva+ apresentado por Renata Fonseca. O programa traz entrevista com o educador físico Giulliano Esperança, especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina de Botucatu, fundador do método Storm12, uma série de atividades físicas que podem ser feitas em apenas 12 minutos.
Gil também é membro do projeto Flor Azul, que atende mulheres com câncer de mama visando melhorar sua qualidade de vida, e também compõe a equipe do Preven+, projeto voltado para homens com câncer de próstata.
Há 29 anos atuando na área, Giu Esperança destaca os benefícios da prática regular de atividade física para a saúde de todas as pessoas, saudáveis e doentes. “A atividade física é a base para tudo. Temos caso de mulheres com câncer, praticantes de atividade física, que não tiveram efeito colateral durante o tratamento. As pessoas sedentárias ou com nível mínimo de atividade física tendem a sentir efeitos colaterais maiores do que quem pratica exercício físico”, comenta o especialista.
De acordo com ele, pesquisas apontam que o exercício físico promove uma redução do microambiente tumoral e melhora os aspectos químico e cardiovascular do paciente. Dessa forma, o músculo é ativado e a energia que seria consumida pelo tumor é destinada ao exercício.
Com relação ao programa Storm12, Giu explica que hoje a maior resistência à atividade física é a longa duração. Por isso, os treinos de curta duração são necessários para se adaptar às necessidades das pessoas. E o curto tempo não tira a eficiência, como já foi comprovado pela literatura.
Giu também ressalta a importância da alimentação nesse processo, uma missão nada fácil diante das facilidades disponíveis no mercado que possibilitam comer muito e mal, sem praticar atividade física. Por isso ele recomenda: “a gente tem que se afastar das prateleiras e ir para as bancas de feiras, esse é o segredo da boa nutrição”.
Além desses temas, Giu falou sobre fé e saúde, peregrinação e experiências/resultados do trabalho realizado com pacientes oncológicos nos projetos Flor Azul e Preven+. A entrevista com Giu Esperança, na íntegra, será exibida nesta terça-feira (20), a partir das 19 horas, no programa Diário Viva+, que pode ser acessado no canal do Diário TV no YouTube: www.youtube.com/@diariodorioclaro1.
Por Ednéia Silva / Foto: Divulgação