Josef Newgarden conseguiu uma das vitórias mais improváveis dos últimos tempos na Indy. O americano levou o GP de Gateway, disputado na noite de sábado, mesmo após rodar e causar uma bandeira amarela.
O piloto da Penske evitou contato com o muro, foi beneficiado por se arriscar na estratégia e ver uma bandeira amarela cair na hora certa, saindo com a vitória.
Pole-position, o neozelandês Scott McLaughin teve chances de vitória, mas precisou se contentar com o segundo lugar, fechando um 1-2 da Penske.
Quem surpreendeu foi o sueco Linus Lundqvist, da Ganassi, que após largar da 18ª colocação, fez uma grande prova de recuperação e saiu com o terceiro lugar no pódio, após uma grande relargada na reta decisiva.
Líder do campeonato, o espanhol Álex Paliu cruzou a linha de chegada na quinta posição, mas foi promovido ao quarto lugar depois que Corton Herta, da Andretti, recebeu uma punição por bloquear o atual campeão na volta final da corrida.
O brasileiro Pietro Fittipaldi recebeu a bandeira quadriculada na 14ª colocação. Ele foi o melhor piloto da RLL, já que o dinamarquês Christian Lundgaard foi 15º e Graham Rahal acabou abandonando com problemas de motor.
O mexicano Pato O’Ward sofreu um enorme golpe na briga pelo título. Ele andava no top-5 nas voltas iniciais quando sofreu um problema de motor e precisou abandonar a corrida, perdendo preciosos pontos na batalha pela taça.
A Indy retorna já no próximo fim de semana com a etapa de Portland, no Oregon, marcada para o próximo domingo (25)
Por E. Cortez / Foto: Instagram