Hoje comemoramos os 35 anos de fundação do 37º Batalhão de Polícia Militar do Interior “Cel PM Sérgio Mônaco”, Unidade fundada em 15 de agosto de 1989, por força do Decreto nº 29.911, de 12 de maio de 1989, com a missão de executar o policiamento ostensivo e manutenção da ordem pública em 08 (oito) municípios: Rio Claro, Santa Gertrudes, Ipeúna, Corumbataí, Analândia, Brotas, Itirapina e Torrinha.
O Brasão de Armas do 37º BPMI, que orgulhosamente ostentamos na manga direita de nossa farda, representa o que o povo paulista espera de nosso efetivo e Unidade: a pomba em branco simboliza a honestidade, a sinceridade e os anseios republicanos da região; o ramo de palmeira indaiá, árvore de ocorrência nativa em nossa região, simboliza a vitória e a paz; a haste de cana-de-açúcar simboliza a constância, mostrando a força da economia regional do agronegócio.
Comemoramos nossos 35 anos com a concretização de muitos projetos, dos quais destacamos:
a. a implantação da Atividade Delegada nos municípios de Santa Gertrudes, Ipeúna, Corumbataí, Analândia, Brotas, Itirapina e Torrinha.;
b. Prêmio Polícia Militar da Qualidade, grau bronze, ciclos 2017, 2018, 2019 e 2023; Em 2022, durante o 18º PPMQ, a Unidade teve sua participação de maior destaque, sendo reconhecida com o prêmio de grau prata;
c. Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão 2021, Mérito de Inovação em Gestão, com o projeto Visita Programada em Propriedade Rural;
d. inauguração da nova sede do Pelotão PM em Santa Gertrudes;
e. inauguração da nova sede do 1º GP PM de Ipeúna;
f. regularização do e terreno e tratativas para a tão sonhada construção da sede do 37º BPMI.
São projetos iniciados pelos nossos eternos Comandantes e que agora tomam forma, fruto da dedicação e empenho da nossa equipe de policiais militares.
Na área operacional, o 37º BPMI vem aumentando continuamente sua produtividade por meio do uso de ferramentas institucionais, conscientização da população e abnegação do nosso efetivo; efetivo este formado por profissionais de segurança pública que diariamente deixam suas famílias, sem a certeza se retornarão sãos e salvos. Policiais vocacionados que, com o sacrifício da própria vida, colocam-se em risco para preservar o povo paulista e proteger seu patrimônio. Policiais que têm hora para início de suas atividades, mas o término é apenas uma expectativa. Diante disto, chamo a atenção de todos para uma breve reflexão: ser Policial Militar é uma vocação, é um sacerdócio, não é apenas uma profissão, pois diante do desespero somos todos iguais, mas o Policial Militar precisa controlar seus temores, enfrentar os perigos e o mais importante: preservar vidas!
Aproveitamos esta oportunidade, onde estamos ladeados por pessoas e instituições que lutam por uma sociedade melhor, para externar e afirmar o nosso compromisso, a nossa missão e o nosso desejo: que cada Policial Militar seja amigo dos homens de bem, justo com os infratores da lei e digno da confiança de todos.
Agradecemos aos nossos veteranos que tanto fizeram pela nossa Força Pública e ainda fazem, especialmente quando enaltecem e defendem nossos guerreiros da ativa. Senhores Veteranos, nunca se esqueçam que o 37º BPMI é a vossa casa, a Polícia Militar é sua família e nós somos seus irmãos.
E, finalmente, manifestamos nossa eterna gratidão e reconhecimento aos Heróis que tombaram no cumprimento de seu dever: 3º Sgt PM Alidor Polizel, Cb PM Araldo Pires de Godoy, Cb PM Luciano Calligaris, Cb PM Luiz Antonio Abramo, Sd PM José Breno de Moraes Souza, Sd PM Amilton Bezerra Dias, Cb PM Silas Sabino, 2º Sgt PM Júlio César Zorzete de Almeida e 2º Sgt PM Eduardo Sabatini Junior. Os senhores jamais serão esquecidos!
Em caso de emergência ligue 190 ou disque – denúncia 181.
No caso de acidente, acione imediatamente o socorro especializado – ligue 193 (Bombeiros) ou 192 (SAMU) transmitindo: local exato, tipo de acidente e o número de vítimas.
Conte sempre com a Polícia Militar!
Em caso de emergência, acione o Policial Militar mais próximo ou ligue no telefone de emergência 190 da Polícia Militar ou 199 da Defesa Civil.
É importante que você registre as ocorrências, para que haja o mapeamento da criminalidade e direcionamento do policiamento. Lembre-se sempre: A prevenção é a melhor ferramenta.
“NO TRÂNSITO, SUA RESPONSABILIDADE SALVA VIDAS”.
Nunca reaja! o maior patrimônio é a sua vida e a de seus entes queridos
Acessem nossas redes sociais:
- Instagram: @trigesimosetimobpmi
- Facebook: Trigésimo Sétimo Bpmi Pmesp
- Twitter: @37BPMI
- #POLICIAMILITARSP
- #AFORÇAPÚBLICADESÃOPAULO
- Comunicação Social do 37°BPM/I
Perseverantes, seguimos na nossa missão em preservar vidas!
Assina a presente nota
André Luiz Pereira Leite Vianna
Ten Cel PM – Comandante
“Nós, Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e Dignidade da Pessoa Humana”
Foto: Divulgação