Olá Geekers amados!
Hoje é dia de colaborador.
Victor Allex, do canal Vale o Play, vai nos levar ao mundo dos filmes que são adaptações de livros, que foram para as telonas e que são cada vez mais comuns hoje em dia.
Um gênero de opiniões diversas, pois alguns são criticados por não terem a mesma “consistência” do livro, e outros são aclamados por serem tão bons quanto os livros de referência.
Então, vamos lá!
Bom para os dois lados
Quando um livro se torna um fenômeno de vendas desperta o interesse de grandes estúdios, dessa forma o investimento feito pela produtora tem menos chance de dar errado, pois a possibilidade de um sucesso de uma obra escrita se tornar um sucesso também de bilheteria é grande. Quem leu o livro terá o interesse em ver a adaptação nos cinemas, e com isso o(a) autor(a) acaba se beneficiando também pois pode acabar vendendo mais livros por atrair uma legião nova de fãs.
Muitas pessoas após saberem que um filme será lançado baseado em um livro, acaba tendo o interesse em comprar o livro para ler antes do lançamento do filme, outras acabam assistindo o filme primeiro e e após gostarem da história acabam querendo ler o livro, para se aprofundar no universo criado e conhecer melhor os personagens, isso acaba gerando receita para editora e estúdio sendo uma excelente parceria.
Facilidade para o estúdio
Os estúdios acabam optando em adaptar uma história de sucesso pois já tem um conteúdo de qualidade escrito, isso faz com que o roteirista e diretor tenha que fazer pouquíssimas mudanças, e selecionem somente partes que forem importantes para história ou de seu interesse, é mais fácil trabalhar com uma história de sucesso do que começar algo do zero.
Vantagens e Desvantagens
Muito se fala sobre as vantagens e desvantagens de transformar um Best-Seller em um sucesso de bilheteria nos cinemas, algumas obras fizeram grande sucesso e tiveram a aprovação dos fãs já outras nem tanto.
A vantagem de se ler um livro é que você tem uma história rica em detalhes e faz com que a sua imaginação trabalhe e crie um universo único em sua mente
A desvantagem de adaptar a história para um filme é o tempo de duração, quando é colocada a história em um longa-metragem você acaba tendo diversos cortes, deixando a história mais rasa, acabando por não explorar todos os personagens da forma adequada e também pode cometer o erro de cortar cenas que para um leitor tem grande importância na narrativa da história.
Histórias de sucesso
O exemplo mais conhecido de sucesso do livro para o cinema, com certeza é HARRY POTTER e O SENHOR DOS ANÉIS, que geraram muita receita para os estúdios cinematográficos e fizeram recordes nas bilheterias do cinema. SENHOR DOS ANÉIS arrecadou U$ 5.9 Bilhões de dólares com sua franquia e HARRY POTTER U$9.6 Bilhões de dólares. Consequentemente livrarias em todo o mundo acabaram vendendo muito mais exemplares.
Essas duas franquias de filmes não só geraram bilhões de dólares como também se firmaram na cultura pop e até hoje muitas empresas fazem collab de roupas, objetos, brinquedos e até mesmo jogos de tabuleiro ou jogos virtuais para games e computadores demonstrando o poder duradouro de histórias bem contadas. Além de infindáveis royalties pagos para todo tipo de souvenir.
Fracassos de adaptações
PERCY JACKSON tem uma franquia de livros que é um fenômeno mundial, onde conta a história de semideuses trazendo toda a riqueza da mitologia grega. Fez um grande sucesso de vendas e se consagrou como uma das franquias de livros mais famosas no mundo, mas acabou não tendo o mesmo sucesso nos cinemas.
O estúdio fez o filme com diversas mudanças da história original, características físicas e da essência de cada personagem foram mudadas, idade e diversos acontecimentos clássicos da história também foram alterados e até mesmo cortados deixando a história totalmente diferente. Mesmo com todas as mudanças o filme teve uma bilheteria considerável de U$ 227 milhões de dólares, mas mesmo após todas as reclamações dos fãs fizeram um segundo filme que teve quase o mesmo número de bilheteria U$202 milhões de dólares, porem mais uma vez mudando diversos fatos da história do livro causando revolta entre os fãs.
Outro caso de fracasso foi a BÚSSOLA DE OURO sua adaptação feita nos cinemas teve um orçamento alto com grandes atores em seu elenco como Nicole Kidman e Daniel Craig.
Sua história original é adulta e sombria, mas foi transformada em uma ficção infanto-juvenil. O filme mesmo com tantas mudanças teve uma bilheteria que alcançou mais de 372 milhões de dólares mas o orçamento da produção foi de U$180 milhões e dessa forma a produtora acabou vendendo os direitos do filme no exterior então o lucro não foi diretamente para ela.
Adaptações sendo feitas até hoje
Logicamente, transformar 500 páginas ou mais de um livro em um filme é uma missão difícil de ser feita, pois se for trazer cada detalhe da obra, o filme acaba virando um documentário ou série de tão extenso. Dessa maneira alguns estúdios resolveram transformar suas obras em séries. A Disney adaptou o primeiro livro de Percy Jackson e o ladrão de raios em uma série de 8 episódios, mesmo alterando a características físicas de alguns personagens mantiveram a essência de cada um mantendo a fidelidade com a obra original do livro, e com o sucesso da primeira temporada a Disney já está produzindo a 2° temporada da séria e provavelmente fará a adaptação completa dos 5 livros do autor Rick Riordan.
Outra obra recente que chegou aos cinemas foi do livro da romancista Colleen Hoover intitulado É ASSIM QUE ACABA, que chegou nos cinemas em 8 de agosto.
O filme retrata a história de Lily Bloom que decide se mudar de sua antiga cidade para abrir seu próprio negócio em Boston, deixando sua mãe e seu pai para seguir um novo caminho em sua vida. A história além de ser um romance, aborda diversos temas importantes como violência doméstica, amizade e lealdade
Muitos fãs elogiaram o filme por manter a originalidade da história e de seus personagens. Vem bilheteria boa por aí.
Adaptação que chega em breve
Quem é fã de HARRY POTTER, e já estava com saudade de rever seus personagens tão amados, vai conseguir através da série que está sendo desenvolvida pela Max streaming da Warner, a série tem previsão para estrear em 2026.
A série será um reboot da história que já conhecemos, porém promete trazer mais detalhes da obra que fez e faz um enorme sucesso até hoje.
Ao que tudo indica cada livro da escritora J. K. Rowling será contado em 7 temporadas, uma temporada para cada livro, porém a produtora informou que teria uma década de duração, ainda não foi confirmado se esse será o tempo total da produção ou se haverá 10 temporadas para contar a história dos livros. Já estamos esperando.
A escritora também está envolvida no projeto, o que deixa os fãs mais tranquilos para que seja mantida a fidelidade com os livros.
E você, qual sua opinião sobre as “adaptações”?
KeepWatching!
KeepGeeking!!
KeepRocking!!!!!
Gostou? Comentários, dicas e qualquer coisa que queira falar, mande para geekpopfest@gmail.com
Veja mais conteúdos sobre filmes e séries no canal do Victor: @_valeoplay_
Por: Celso Marcondes Filho / Fotos: Divulgação