O Circuito de Belo Horizonte da Stock Car, que vai acontecer no entorno do Mineirão, com 3200 metros, foi batizado com o nome de um dos maiores nomes do automobilismo no Brasil: Toninho da Matta.
A sétima etapa da Stock Car Pro Series acontece no final da semana, de 15 a 18 de agosto.
Na década de 1970, o piloto foi o vencedor da prova dos 500 quilômetros de Belo Horizonte, considerada a melhor entre todas as corridas de rua realizadas na capital mineira. Os pilotos aceleraram no então improvisado circuito do Mineirão.
O diretor executivo do BH Stock Festival, Sérgio Sette Câmara, exaltou a homenagem. “Batizar o circuito com o nome de Toninho da Matta é uma forma de reconhecer e celebrar sua imensa contribuição ao automobilismo brasileiro. Toninho é um exemplo de dedicação e paixão pelo esporte, e é uma honra poder perpetuar seu nome no evento que marca a história de Belo Horizonte”, disse.
Além de sua própria trajetória, Toninho da Matta também é conhecido por seu legado familiar no esporte. Ele é pai de Cristiano da Matta, que correu na Fórmula 1 e foi campeão da Indy, em 2002.
Por E. Cortez / Foto: Reprodução