O Dia dos Pais se aproxima e os filhos estão na reta final para comprar os presentes. Muita gente deixa as compras para a última hora, por isso os lojistas esperam aumento no movimento nesses três dias que antecedem o Dia dos Pais, que será comemorado no domingo (11). Ainda mais depois da liberação dos salários ocorrida no quinto dia útil na quarta-feira (6).
A expectativa é de um crescimento de 5,3% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. “Este ano, segundo vários órgãos do setor varejista as expectativas podem girar em até 5,3% de aumento de vendas na média nacional. O Dia dos Pais é considerado a quarta data mais importante para o comércio”, informa a Acirc (Associação Comercial e Industrial de Rio Claro).
De acordo com a entidade, os comerciantes de Rio Claro estão otimistas já que as datas comemorativas e sazonais sempre ativam o consumo. “Em Rio Claro, a opinião dos lojistas é de que terão um aumento significativo nas vendas. O comércio de nossa cidade é bastante diversificado o que facilita muito a escolha do presente ou da atividade que o filho vai presentear ou fazer uma surpresa para seu herói”.
A mesma expectativa de alta nas vendas tem o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Rio Claro). “Apesar de estarmos com uma economia estagnada, a única coisa que tem aumentado com força são os impostos, essa data comemorativa sempre movimenta as vendas”, comenta o presidente do sindicato, Célio Simões Cerri.
A busca por presentes para os pais deve movimentar vários setores do comércio. “O que mais impacta nas vendas são os setores de calçados, confecções e eletroeletrônicos”, informa Acirc. No entanto, segundo a entidade, neste ano, bares e restaurantes, ou seja, estabelecimentos ligados a comida e bebida também estão na pauta de presentes do Dia dos Pais.
Por Ednéia Silva / Foto: Ednéia Silva/DRC