Alunos da escola Zita de Godoy entrevistam produtora de conteúdo na Coreia
Os 17.594 quilômetros de distância que separam o Brasil e a Coréia do Sul não foram suficientes para impedir que alunos de uma escola pública de Rio Claro entrevistassem a brasileira produtora de conteúdo digital Gabriela Naves, atualmente intercambista no país do K-pop em 2023.
Morando na Coreia do Sul há dois anos, Gabriela, por intermédio da tecnologia, atendeu os alunos da Escola Estadual Zita de Godoy Camargo, parte da Rede Camões, que acompanhavam pelo YouTube a saga da brasileira que resolveu se dedicar intensamente ao seu intercâmbio. A idealizadora da entrevista, Vitória Ribeiro, do 9º ano E, conta que entrou em contato por e-mail e viabilizou a entrevista através do Google Meet.
“Foi uma experiência única, já que nunca tinha feito uma entrevista com alguém, especialmente sobre um assunto tão importante como o intercâmbio. Além de ser uma entrevista que irá inspirar as pessoas com os mesmos sonhos a se esforçarem para realizá-los”, afirma Vitória Ribeiro, chefe da produção de conteúdo do Jornal do Camões.
O intercâmbio educacional, estudantil ou cultural são expressões que designam a troca mútua de estudantes de um determinado local com outro, geralmente fora do país de origem, para aprender a língua nativa, cultura e hábitos praticados de outra nação com fins educacionais, profissionais ou pessoais.
A reportagem na íntegra poderá ser conferida nos próximos dias nos veículos pertencentes à Rede Camões de Jornais Escolares. Para acompanhar o relato do intercâmbio de Gabriela Naves, siga @_gabrielanaves.
Texto escrito pela aluna Vitória Ribeiro, estudante da Escola Estadual Zita de Godoy Camargo sob a curadoria de Rafael Cristofoletti Girro, aluno da Escola Estadual Marciano de Toledo Piza, e de Giovanna Silva Ribeiro e Gabriela Dotta Misson, alunas da Escola Estadual Raul Fernandes Chanceler, todos pertencentes à Rede Camões de Jornais Escolares. O texto tem caráter pedagógico.
Foto: Divulgação