O Grupo Amor, composto por 19 pessoas dedicadas e apaixonadas, vem espalhando amor e solidariedade desde 2018. Formado por donas de casa, professoras, microempreendedoras e aposentadas, todas dividem seu tempo entre suas atividades cotidianas e o trabalho voluntário.
A ideia de formar o Grupo Amor surgiu quando Ana Rita Clementino da Costa Tonello, professora de 65 anos, recebeu gentilmente um espaço na loja Arte Ponto Armarinhos para reunir o grupo. Após a pandemia, as reuniões passaram a ser realizadas na Regional Rio Claro do CPP, onde permanecem até hoje. Ana Rita, que há anos administra aulas de crochê e tricô, sempre se dedicou a fazer peças para doação, um trabalho que passou a ser ampliado com a formação do grupo.
A missão do Grupo Amor é dupla: proporcionar atividades criativas para suas integrantes e ajudar aqueles que precisam. Utilizando fios doados e reciclando roupas, o grupo transforma esses materiais em novas peças, desenvolvendo habilidades como motricidade, raciocínio lógico e socialização. Além disso, o trabalho contribui para o bem-estar das participantes, combatendo a depressão e aumentando a autoestima.
Para Ana Rita, fazer parte do Grupo é uma bênção. “São meninas maravilhosas, dedicadas, prestativas, alegres e muito amorosas. Passamos tardes gostosas, produtivas e divertidas. Com uma união sem igual, respeito e solidariedade”, destaca.
O Grupo Amor confecciona diversas peças de tricô e crochê, como enxovais para bebês – incluindo casaquinhos, calças, gorros, meias, sapatinhos e mantas – que são doados para várias entidades e gestantes. O grupo também produz gorros temáticos, inspirados em personagens de desenhos animados, bem como gorros comuns para adultos, que são destinados a pacientes de oncologia em hospitais como a Santa Casa de Rio Claro, o Hospital do Câncer de Jaú, entre outros.
Além disso, o grupo confecciona mantas, golas, cachecóis, meias e pantufas para idosos, que são doados para diversos asilos e entidades. Segundo o diretor da Regional Rio Claro do CPP, Moacir Rossini, o trabalho desenvolvido é muito bonito e deve ser valorizado.
Como participar
Para aqueles que desejam fazer parte do Grupo Amor, não é necessário saber fazer crochê ou tricô. Os interessados podem aprender essas técnicas ou praticar outras que gostem, como costura e bordado. O grupo também aceita doações de linhas, lãs, barbantes, fios e itens de costura inacabados.
As reuniões acontecem no CPP às segundas-feiras, das 14 às 16 horas, onde os novos membros são recebidos com cafezinho e bolo. Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp: (19) 9.9728-2849.
Foto: Divulgação