Um incêndio atingiu, nessa segunda-feira dia 29, um terreno baldio na Rua 1 no bairro Jardim Inocoop, em Rio Claro. De acordo com a Defesa Civil, o fogo provavelmente foi provocado por uma queima de lixo. As chamas se alastraram pelo local rapidamente. Ninguém ficou ferido.
Equipes do Corpo de Bombeiros estiveram na região para conter as chamas. No local, cerca de cinco agentes trabalharam para apagar o fogo, que por pouco não atingiu casas e a Paróquia São Pedro São Paulo, que fica atrás.
Ao Diário do Rio Claro, que esteve presente e registrou o fato ao vivo pelo Instagram @Diariodorioclaro, Niuro Luis Ribeiro – chefe de divisão de Defesa Civil da cidade – disse que a ação foi criminosa.
“Com certeza é ação humana. Alguém deve ter ateado fogo no lixo e não conseguiu controlar. Com o vento, isso foi se intensificando para o mato, que está extremamente seco, afinal, não chove no município faz um bom tempo”, disse ele.
Nesta época do ano, a ocorrência de incêndios ambientais é mais comum por conta do tempo seco. A principal causa do aumento dos incêndios é realmente humana – como focos iniciados por bitucas de cigarro ou queimas propositais para tentar fazer a limpeza do terreno.
“Nós estamos em plena vigência da operação corta fogos, de combate a incêndios. Alta temperatura, baixa umidade relativa do ar e ausência prolongada de chuva são fatores que complicam ainda mais essa situação. Pedimos a população para que não atear fogo em nenhuma área”, comentou Niuro.
A orientação dos bombeiros é que, ao se deparar com uma ocorrência do tipo, é preciso sempre chamar uma ajuda especializada, uma vez que, em campo aberto, somado ao tempo seco e aos ventos, o risco de acidentes graves com o fogo é ainda maior.
Até o fechamento desta edição, às 22h, o Corpo de Bombeiros ainda trabalhava no local para conter as chamas.
Foto: Diário do Rio Claro