Fim do recesso de julho para os mais de três milhões de alunos da rede estadual de São Paulo. Depois de16 dias de descanso, os estudantes retornam às escolas para as aulas do segundo semestre que começam nesta segunda-feira, dia 29 de julho. O término está previsto para 17 de dezembro. Em Rio Claro, são mais de 12,6 mil estudantes que voltam às aulas após o fim do recesso.
De acordo com a Secretaria Estadual da Educação, os trabalhos terão início com recuperação semestral. “Entre 29 de julho e 2 de agosto, as escolas dão continuidade às aulas de revisão de conteúdo para as provas de recuperação marcadas para os dias 5 e 6 de agosto, com repescagem nos dias 8 e 9 de agosto caso a escola necessite de adiamento devido a feriados ou outras circunstâncias”, informa a pasta. A primeira etapa da recuperação aconteceu antes das férias de julho.
A partir de 19 de agosto, estudantes matriculados entre o 6º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio participam da primeira edição da Olimpíada de Redação das Escolas Estaduais. A competição tem como objetivo incentivar e valorizar a autoria dos alunos por meio da produção textual e contribuir para o desenvolvimento das competências previstas no Currículo Paulista. Assim como na Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais (Omasp), os estudantes vão em busca da conquista de medalhas de ouro, prata e bronze, concedidas às melhores redações.
Até dezembro, o calendário de atividades de alunos dos ensinos fundamental e médio inclui ainda Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), Provão Paulista e tutoria de língua portuguesa e matemática.
Rede municipal
Enquanto a rede estadual retoma as aulas nesta segunda, na rede municipal pública de ensino de Rio Claro as atividades foram retomadas na última terça-feira, dia 23 de julho. Nessa data, o segundo semestre começou para mais de 18 mil alunos da educação infantil, ensino fundamental I e EJA (Educação de Jovens de Adultos).
O último dia letivo do segundo semestre na rede municipal está previsto para 17 de dezembro. A partir do dia 18 os estudantes entram de férias até o início do próximo ano letivo em fevereiro de 2025.
Por Redação DRC / Foto: Divulgação/Governo de SP