Nascido em Diadema, São Paulo, Lúcio Inácio Pereira enfrentou desafios desde cedo. Após a trágica morte de seu pai, atropelado por um ônibus, sua mãe se mudou com ele e seus cinco irmãos para Rio Claro. Lúcio tinha apenas 1 ano e 2 meses na época. A cidade de Rio Claro se tornou seu lar, onde ele passou sua infância e adolescência.
Trabalhando como reabastecedor de linha de uma empresa, Lúcio aceitou um convite para operar máquinas em uma nova unidade, buscando melhores oportunidades. Quinze dias depois, em uma madrugada de sexta-feira, um acidente mudou sua vida. Enquanto tentava retirar um pacote preso na máquina, sua mão foi prensada, resultando na amputação de três dedos. A recuperação foi difícil, levando-o a enfrentar crises de depressão e pensamentos negativos.
Em busca de uma saída para a depressão, Lúcio pediu ao médico para ser liberado para correr. Foi então que conheceu Marcos Brandão e Ataide Souza da As Assessoria Esportiva. Eles ofereceram apoio e treinamento, permitindo que Lúcio se encontrasse na corrida.
Com determinação, ele se destacou em diversas competições, ganhando provas de 5 e 10 km, além de se aventurar em meias-maratonas. Lúcio encontrou um novo propósito na corrida, superando suas limitações físicas. Participou de várias meias-maratonas, destacando-se na Asics Golden Runner e SPCity em São Paulo, além de competições em Piracicaba e São Carlos. Sua performance na famosa São Silvestre também foi notável, ficando em 64º lugar. Agora, ele se prepara para sua primeira maratona, com o objetivo de alcançar a elite profissional.
A família de Lúcio, mais precisamente a esposa Marilena Marcondes Pereira e os filhos Agnes e Arthur foram essenciais em sua recuperação e sucesso. Sua determinação e fé em Deus o impulsionaram a persistir, mesmo nos momentos mais difíceis. O apoio constante de seus familiares foi um pilar fundamental para que ele não desistisse.
Lúcio iniciou na corrida como uma forma de emagrecer para jogar futebol, mas rapidamente se apaixonou pelo esporte. Sua primeira corrida foi na Unesp de Rio Claro, onde conquistou o segundo lugar.
Com um preparo de cinco meses para a maratona SP City Marathon – que será realizada neste domingo com mais de 20 mil inscritos – Lúcio participou de várias provas de 10 km e 21 km, servindo de estímulo para a grande competição que se aproxima.
A largada da maratona (42,2km) será neste domingo às 5h20, em frente ao Estádio do Pacaembu, com chegada no Jockey Club, passando por 18 bairros (Pacaembu, Santa Cecília, Barra Funda, Santa Efigênia, República, Sé, Bela Vista, Aclimação, Vila Mariana, Paraíso, Ibirapuera, Vila Nova Conceição, Itaim Bibi, Vila Olímpia, Cidade Jardim, Butantã, Alto de Pinheiros e Cidade Universitária).
Lúcio deixa uma mensagem de esperança e determinação: “Não desista da vida e faça a prática de uma atividade física. Não se sinta incapaz, pois quando cremos em Deus e temos determinação, as coisas acontecem naturalmente. Sempre persista, nunca desista.”
Essa é a inspiradora história de Lúcio Inácio Pereira compartilhada com os leitores do Diário do Rio Claro. Um exemplo de superação e resiliência, mostrando que com fé e esforço, qualquer obstáculo pode ser vencido.
Foto: Arquivo Pessoal