A seleção brasileira feminina de handebol está no Grupo B das Olimpíadas de Paris 2024 e terá como adversárias na primeira fase, Hungria, Países Baixos (antiga Holanda), Espanha, França e Angola. Já o Grupo A é formado por Noruega, Alemanha, Eslovênia, Suécia, Dinamarca e República da Coreia. Conforme regulamento da competição, classificam-se à próxima fase, as quatro melhores equipes de cada grupo
O time brasileiro comandado pelo técnico Cristiano Rocha obteve vaga com a conquista do hepta campeonato dos Jogos Pan-americanos, disputados em Santiago-CHI, ano passado. Para os Jogos Olímpicos de Paris, a seleção brasileira feminina de handebol é formada pelas seguintes atletas:
Goleiras: Gabriela, Renata e Bárbara
Pontas: Adriana, Ana Cláudia, Jéssica e Larissa
Armadoras, Bruna, Gabriela, Giulia, Jheniffer, Kelly, Mariana, Patrícia e Samara
Pivôs: Marcela e Tamires.
Em seus últimos amistosos antes das Olimpíadas, a seleção feminina de handebol do Brasil venceu 2 jogos e perdeu 1. As vitórias foram sobre Alemanha (36 a 31) e Eslovênia (29 a 23). Porém, a Alemanha deu o troco na revanche e venceu o Brasil por 27 a 20.
O Brasil estreia nas Olimpíadas de Paris 2024, nesta quinta-feira (25), às 9 horas (Brasília), contra a Espanha. Vale lembrar que Brasil e Espanha se enfrentaram na Olimpíada de Tóquio 2020 e a Espanha levou a melhor pelo placar de 27×23.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Wander Roberto/COB