O programa Diário MA TV desta terça-feira (23) foi uma aula de degustação para os amantes de vinhos e produtos de empório. É claro que os internautas que assistiram de casa gostariam de estar presentes no estúdio participando da entrevista para se deliciar com as guloseimas levadas pelo comerciante Ferruccio Scotuzzi, proprietário do Empório Casa Ferruccio, que foi um dos entrevistados do programa.
Maria Angela Tavares de Lima e Renata Fonseca conversaram com o comerciante que deu dicas para uma boa degustação e conservação de vinhos e queijos. Há cinco anos no mercado, o Empório Casa Ferruccio nasceu espontaneamente em uma casa na Avenida 38.
“Eu tinha uma prateleira com cerca de 200 garrafas de vinha e o hábito de abrir uma ou duas garrafas por mês para provar. Então amigos sugeriram que eu colocasse as garrafas abertas à venda e continuasse comprando. Isso feito, houve a sugestão de incluir queijos e depois doces, e assim o empório foi tomando corpo”, contou Ferruccio.
Aos poucos, ele criou um ambiente aconchegante que atraía um público cada vez maior. Com a chegada da pandemia de Covid-19, o empório aumentou os cuidados com a higiene e limpeza do espaço, com a compra de equipamentos específicos para esse fim, e os resultados foram o crescimento do negócio.
“Cresceu e não cabia mais lá porque não havia espaço para expor as mercadorias. Foi assim que nos mudamos para o salão na Avenida 7 onde estamos há três anos”, informou Ferruccio. O comerciante fez questão de manter as características rústicas do prédio para conservar aquele “ar da roça”, tão tradicional nos empórios mineiros.
Ferruccio se considera um desmistificador de rótulos e produtos caros. Segundo ele, há excelentes vinhos, queijos e outros produtos com preços acessíveis e com excelente qualidade. Portanto, não é preciso gastar uma fortuna para preparar uma noite de queijos e vinhos para receber os amigos.
O comerciante também deu dicas para conservação de vinhos. “Ao abrir uma garrafa e tomar uma taça toda noite, a dica é trocar a garrafa por uma menor. Isso evita a entrada de oxigênio e a perda do sabor e das características do vinho. Assim, você toma vinho por mais tempo sem perder as características”, orienta.
De acordo com ele, a qualidade do vinho cai quando a rolha respira oxigênio e resseca. Por isso, no empório, em períodos de paralisação de atividades, como nas festas de final de ano por exemplo, todas as garrafas são deitadas (para evitar oxidação) e levantadas quando a casa é reaberta.
Quem fizer uma visita ao Empório Casa Ferruccio poderá fazer uma degustação dos produtos que são comercializados. Desse modo, poderá atestar a qualidade do que está sendo adquirido. Além de deliciosos, vinhos o empório tem ainda queijos, inclusive o legitimo canastra, bem como doces, cachaças, licores e muitos outros produtos.
E em breve a Casa Ferruccio terá disponível cachaças e licores de produção própria, cuja fábrica está em fase final de liberação das licenças. “Nossas cachaças são todas descansadas na madeira e sem aromatizantes”, destaca Ferruccio que observa que as cachaças devem, quando ingeridas, descer suavemente e não queimando como erroneamente muitos acreditam.
Essas e outras dicas você pode obter com um bate-papo com o comerciante durante uma visitinha ao Empório Casa Ferrucccio que fica na Avenida 7, nº 1.243, entre as ruas 13 e 14, em Rio Claro. E a entrevista na íntegra você pode conferir pelo canal do programa Diário MA TV no YouTube através do link https://www.youtube.com/watch?v=A6PqCQS3tyM
Por Ednéia Silva