Uma modalidade de crime tem se acentuado em Rio Claro: o furto de fios de cobre. Nos últimos meses, a facilidade encontrada pelos criminosos tem contribuído para o aumento desse tipo de furto, afetando prédios públicos, comércios e residências.
A Guarda Civil Municipal de Rio Claro intensificou o patrulhamento preventivo tanto na área central como nos bairros periféricos para combater esse crime. Nos últimos sete dias, os GCMs recuperaram 72 quilos de fios de cobre furtados de prédios públicos e particulares. Quatro rapazes foram presos em flagrante e um foi conduzido à delegacia para averiguação após ser flagrado em uma tentativa de furto.
Na tarde de sábado, a viatura 49 da GCM, em patrulhamento pela Avenida Tancredo Neves, no Jardim Inocoop, avistou dois homens com uma mochila preta. Ao tentarem abordá-los, os suspeitos soltaram a mochila e correram em direção à Rodovia Washington Luís. A perseguição continuou até a Rua 23, no Bairro do Estádio, onde foram finalmente contidos.
Os rapazes, identificados como homens de 39 e 51 anos, resistiram à prisão, exigindo o uso de algemas para garantir a segurança de todos. A mochila continha cabos de fios de cobre de grande bitola, uma faca, um martelo, uma torneira plástica, duas maçanetas de porta, tampas de caixa de energia de alumínio e R$ 141,50 em espécie. Eles admitiram que haviam furtado os fios de um posto de combustível desativado no Jardim Inocoop.
O representante do posto furtado reconheceu o material como pertencente ao estabelecimento. Um dos suspeitos, de 51 anos, queixou-se de dores no peito e foi levado à UPA do Cervezão para avaliação médica, mas não foi encontrado nenhum problema de saúde.
A autoridade de plantão, após ouvir as partes e constatar que os fios pertenciam ao estabelecimento mencionado, prendeu os homens em flagrante por furto consumado. Eles foram recolhidos à carceragem local e ficaram à disposição da Justiça.
A colaboração da população é fundamental para combater esse tipo de crime e manter a segurança da cidade. Basta ligar e denunciar pelos números 153 e 0800-771-1532.
Foto: GCM