O autoconhecimento traz só benefícios para qualquer área da sua vida pessoal. É importante conhecer e entender como funciona seu corpo, sentimentos e emoções, para que você consiga entender seus limites e ampliar suas capacidades, tanto no campo pessoal quanto no profissional.
Esse será um dos temas em discussão na palestra “Você no comando: a neurociência das emoções”, que será ministrada por Iracema Urquiola, especialista em neurociência aplicada ao autoconhecimento, no próximo dia 1º de agosto, às 18h20, na sede do Sicredi Dexis que fica na Rua 4 com a Avenida 3, Centro de Rio Claro.
Iracema foi uma das entrevistadas do programa Diário MA TV desta segunda-feira (22) e falou um pouco sobre o assunto. Depois de trabalhar por mais de 15 anos com liderança de equipes, a especialista migrou para um novo projeto de mentoria tendo como foco a neurociência, que estuda o sistema nervoso e suas funcionalidades, além de analisar o comportamento e as emoções humanas. “Para desenvolver a metodologia fiz um mergulho muito profundo no que considero o primeiro pilar dos desenvolvimentos pessoal e profissional: o autoconhecimento”, explica Iracema.
Desse modo, ela pôde descobrir e entender o quanto a neurociência está inserida em todos os contextos e âmbitos da vida humana. Haja visto que os projetos e diretrizes educacionais utilizam a neurociência para melhorar os processos de ensino e aprendizagem. E isso não é diferente no mundo corporativo.
“Aplicamos a neurociência para que possamos entender melhor nossos comportamentos. Muitas vezes as pessoas são contratadas por suas habilidades técnicas, mas são demitidas por falta de habilidade comportamental”, observa Iracema que chama atenção para o fato de que os cursos técnicos e faculdades não “dão importância a essa capacitação super necessária”.
“O autoconhecimento é um olhar para todas as áreas, tanto no aspecto físico quanto emocional, é uma reflexão sobre quem você é e como você trabalha as emoções”, frisa Iracema ressaltando que o processo é cíclico porque o ser humano está em constante mutação. “Quando a gente faz um mergulho nesses conflitos internos expande a nossa consciência, ganha um olhar mais empático e passa a julgar menos as pessoas”, avalia.
Esses temas serão discutidos na palestra do dia 1º de agosto, que abordará conceitos básicos da neurociência de forma simples e de fácil compreensão. Conforme Iracema, o objetivo da palestra é plantar sementinhas para que cada pessoa, com base no conhecimento de suas necessidades, possa fazê-las germinar.
Iracema oferece treinamentos corporativos, mas seu trabalho foca na mentoria individual. A especialista pode ser contatada pelo Instagram: @iracemaurquiola, e está disponível para conversas e troca de informações. Ela acredita que “conhecer dores de ambientes diferentes é que o que faz você se transformar”.
A entrevista exibida pelo programa Diário MA TV pode ser vista na íntegra pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=YsyHjxkd0hk
Por Ednéia Silva / Foto: Diário do Rio Claro