Campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea acontece hoje em Rio Claro
O rio-clarense terá nesta terça-feira (23) a grande oportunidade de praticar mais um gesto de solidariedade. Isto porque a Embaixada Corinthians de Rio Claro e a Escola de Samba Embaixadores do Samba vão promover a campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea do Grupo Mais Vida.
O evento acontece no Grêmio Recreativo da Santa Cruz, das 18h30 às 20h30. Marcos Santana, dirigente da Embaixada Corinthians de Rio Claro, explica que os doadores deverão estar em boas condições de saúde e levar documento original com foto. Santana lembra que doar sangue é um ato de amor ao próximo! Para mais informações contato pelo WhatsApp (19) 9.9232-2461. (Geraldo Costa Jr.)
Unesp Rio Claro realiza hoje o I Festival do Roda de Viola
A Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Rio Claro realiza nesta terça-feira (23) o I Festival do Roda de Viola. O evento acontece a partir das 19 horas no anfiteatro 2 do Instituto de Biociências (IB). Toda a comunidade está convidada a participar do festival.
O grupo Roda de Viola é um grupo de vocalistas e instrumentistas que cantam músicas sertanejas de raiz. Foi formado em março de 2023 através de um curso presencial de extensão universitária promovido pelo IGCE (Instituto de Geociências e Ciências Exatas) da Unesp de Rio Claro, com apoio da Unati (Universidade Aberta à Terceira Idade), da biblioteca e da Proec (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura).
Criado e organizado pelo biólogo Ariovaldo Sant’Anna (Tui), e coordenado pela vice-diretora do IGCE, Elíris Cristina Rizziolli, o grupo atualmente é composto por quatro violas caipira, um violão e 28 vocalistas. O músico Rodrigo Sperandio é o produtor musical do grupo e a regência vocal fica por conta da maestrina Adriny Obrowenich. O Roda de Viola realiza apresentações abertas procurando sempre incentivar a participação da comunidade. (Fonte: Divulgação)
Inscrições para o Prouni abrem nesta terça-feira
Começam nesta terça-feira (23) as inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2024. Os interessados em participar do processo seletivo terão até sexta-feira (26) para acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, e concorrer a uma das 243.850 bolsas oferecidas nesta edição.
As inscrições são gratuitas e a previsão é que os resultados da 1ª e 2ª chamadas sejam anunciados nos dias 31 de julho e 20 de agosto, respectivamente. O prazo para manifestação de interesse na lista de espera vai do dia 9 ao dia 10 de setembro; e o resultado da lista de espera sairá em 13 de setembro.
“Para participar do processo seletivo, é necessário que o candidato tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2022 ou 2023, obtendo nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e nota acima de zero na redação”, informa o Ministério da Educação (MEC).
É também necessário que o candidato se enquadre nos critérios socioeconômicos – incluindo renda familiar per capita que não exceda um salário-mínimo e meio para bolsas integrais e três salários-mínimos para bolsas parciais – e esteja cadastrado no login Único do governo federal que pode ser feito no portal gov.br.
Segundo o ministério, a escolha pelos cursos e instituições pode ser feita por ordem de preferência. Informações mais detalhadas sobre oferta de bolsas (curso, turno, instituição e local de oferta) podem ser acessadas na página do Prouni. (Fonte: Agência Brasil)
Aberto o prazo para transferência temporária do local de votação
Eleitores interessados em alterar temporariamente seção ou local de votação podem, a partir desta segunda-feira (22), fazer a solicitação junto à Justiça Eleitoral. A medida vale apenas para mudanças para seções localizadas no mesmo município em que o eleitor esteja inscrito.
O prazo para a solicitação da transferência temporária encerrará no dia 22 de agosto. O primeiro turno das eleições municipais de 2024 será no dia 6 de outubro.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a transferência temporária só pode ser requisitada por eleitores em situação regular no cadastro eleitoral. Ela é adotada com o intuito de “permitir que pessoas, em razão do trabalho, de dificuldades de locomoção ou por estarem privadas provisoriamente de liberdade, possam votar em seções eleitorais diferentes das que estão registradas”.
Entre os eleitores que podem pedir a transferência temporária estão presos provisórios e adolescentes em unidades de internação; militares, agentes de segurança pública e guardas municipais em serviço; pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida; indígenas, quilombolas, integrantes de comunidade tradicional ou residentes em assentamento rural; juízes (inclusive auxiliares), servidores da Justiça Eleitoral e promotores eleitorais.
Mais detalhes sobre a transferência temporária de local de votação podem ser obtidos no site do TSE (www.tse.jus.br). (Fonte: Agência Brasil)