Um operador do 10º BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), sediado em Piracicaba , se formou nesta sexta-feira dia 19 no complexo estágio de ‘caçador militar’ do Exército Brasileiro em Lorena/SP.
Após um rigoroso processo seletivo iniciado em maio de 2024, o operador foi submetido, a partir de junho, a 160 horas de ensino à distância, abordando teorias essenciais antes dos treinamentos práticos intensivos. Esses treinamentos incluíram instruções de caçada, técnicas de tiro, rastreamento, camuflagem, e várias outras habilidades cruciais para operações de combate convencional em áreas rurais e urbanas.
O estágio, coordenado pelo 5º Batalhão de Infantaria Leve (5º BIL) da 12ª Brigada de Infantaria Leve em Lorena, teve início no dia 07 de julho. Participaram do treinamento membros selecionados de diversas organizações militares do Exército Brasileiro e da Polícia Militar do Estado de São Paulo, incluindo os 7º e 10º Batalhões de Ações Especiais de Polícia. O Capitão PM Wohnrath e outro operador do 10º BAEP atuaram como instrutores.
Na formatura, o Tenente Coronel PM Henrique agraciou o Tenente Coronel João Bosco Reis Cestaro, comandante do 5º BIL, com um brasão estilizado em aço do 10º BAEP.
O Tenente Coronel PM Marcelo Henrique de Lima, comandante do 10º BAEP, destacou a busca contínua por treinamentos interagências, seguindo a orientação do Coronel PM Rodrigo Eval Arena, Comandante do Policiamento do Interior – 9 (CPI-9). Essa busca inclui colaborações com o Exército Brasileiro, outras polícias e tropas internacionais, como o treinamento com a GIGN da França em 2023. O 10º BAEP se prepara cada vez mais para combater crimes violentos, focando especialmente em ocorrências envolvendo ataques a carros-fortes em rodovias da região.
Foto: BAEP