Depois de alguns dias com um clima mais frio, característico do Inverno que é a atual estação, Rio Claro e região, e também boa parte do país enfrentam novo período de ‘veranico’ que é um fenômeno meteorológico marcado por estiagem, calor atípico para a época e índices de umidade relativa do ar bem baixos.
Desde ontem se sente mais nitidamente no município e região essa configuração climática, e até segunda-feira, os termômetros devem registrar máximas perto dos 30ºC.
Entretanto, as madrugadas e inícios das manhãs serão geladas, com mínimas oscilando entre 9ºC e 11ºC, segundo os principais institutos de meteorologia do País. Isso acontece por conta da menor incidência de radiação solar e os dias mais curtos, característicos da época no Hemisfério Sul.
A razão para isso, segundo os meteorologistas, é a ocorrência de uma grande massa de ar quente e seco que se estabeleceu sobre a região central do Brasil, impactando as regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Norte.
Essa massa de ar opera como um bloqueio atmosférico favorecendo as altas temperaturas e impedindo a formação de grandes nuvens de chuva. A estiagem, portanto, vai marcar os próximos dias.
As áreas mais afetadas pelo fenômeno devem registros 5ºC a 7ºC acima da média. São elas: oeste de Mato Grosso do Sul, oeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e oeste e norte do Rio Grande do Sul. Também será afetada boa parte dos três Estados do Sul, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Rondônia. Nessas áreas, as temperaturas devem atingir cerca de 3ºC acima da média nesses dias.
Foto: Reprodução