Elba Ramalho faz show gratuito no Sesi Rio Claro

A cantora Elba Ramalho realiza no dia 02/08, sexta-feira, show com entrada gratuita no CAT Sesi Rio Claro. O evento começa às 18h, com a abertura dos portões e funcionamento da estrutura com espaço de alimentação e venda de bebidas. Na sequência, às 18h30, tem início a programação com apresentações de artistas locais. A previsão é de que a atração principal da noite comece às 20h.
A reserva de ingressos está disponível pela plataforma Meu Sesi. Para garantir a entrada, é necessário acessar o site www.sesisp.org.br/eventos e realizar o cadastro. Na sequência, basta selecionar a unidade Rio Claro e clicar no evento desejado. É possível reservar apenas dois ingressos por CPF cadastrado.
Ganhadora de dois prêmios “Grammy Latino” e vencedora do “Prêmio de Música Brasileira” em 16 ocasiões, Elba se mantém, com incrível regularidade, há 40 anos como uma das maiores cantoras do país. Ela já foi ave de prata, flor, fruto e até paisagem. Colocou
fogo na mistura, comandou a ciranda, arrumou o balaio e sempre deixou tudo como a gente gosta.
Elba não canta por cantar, ela canta para dizer: para contar histórias, para lembrar lugares, para explicar pessoas e revelar um retrato das mais belas paisagens sonoras do Brasil. Legítima representante dos ritmos nordestinos, Elba se tornou cantora por meio de Chico Buarque, teve o privilégio de ter convivido com Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos. (Fonte: Divulgação)
Julho Amarelo conscientiza sobre hepatites virais

A campanha Julho Amarelo visa conscientizar a população sobre prevenção às hepatites virais e a importância do diagnóstico precoce. A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro mantém trabalho de prevenção e tratamento às hepatites por meio do Serviço Especializado em Prevenção e Assistência para IST/Aids/Hepatites Virais (Sepa).
No local é realizada testagem gratuita de segunda a sexta-feira das 8 às 16 horas, sem necessidade de agendamento. Quem preferir tem a opção de agendar o exame, basta entrar em contato pelo telefone 3533-3350.
O diagnóstico precoce das hepatites é um dos principais determinantes para evitar a transmissão e progressão da doença e suas consequências. A partir da confirmação da doença, o paciente inicia o tratamento, que é totalmente gratuito.
As hepatites virais são doenças silenciosas que provocam inflamação do fígado e nem sempre apresentam sintomas. Quando não diagnosticadas, as hepatites virais podem acarretar complicações, muitas vezes levando a cirrose ou ao câncer de fígado.
A hepatite A está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. Quanto à hepatite B, ela atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. Tanto hepatite A como hepatite B são prevenidas por vacinas, que são oferecidas gratuitamente pelo SUS. Para prevenir a hepatite B também é indispensável o uso do preservativo na relação sexual. Já a hepatite C tem como principal forma de transmissão o contato com sangue.
Nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família também são realizados testes de hepatites, o horário de atendimento deve ser consultado na própria unidade. (Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)
Unesp Rio Claro realiza o I Festival do Roda de Viola

A Unesp (Universidade Estadual Paulista), campus de Rio Claro, irá realizar na próxima terça-feira (23) o I Festival do Roda de Viola. O evento será realizado a partir das 19 horas no anfiteatro 2 do Instituto de Biociências (IB). Toda a comunidade está convidada a participar do festival.
O grupo Roda de Viola é um grupo de vocalistas e instrumentistas que cantam músicas sertanejas de raiz. Foi formado em março de 2023 através de um curso presencial de extensão universitária promovido pelo IGCE (Instituto de Geociências e Ciências Exatas) da Unesp de Rio Claro, com apoio da Unati (Universidade Aberta à Terceira Idade), da biblioteca e da Proec (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura).
Criado e organizado pelo biólogo Ariovaldo Sant’Anna (Tui), e coordenado pela vice-diretora do IGCE, professora doutora Elíris Cristina Rizziolli, o grupo atualmente é composto por quatro violas caipira, um violão e 28 vocalistas.
O músico Rodrigo Sperandio é o produtor musical do grupo e a regência vocal fica por conta da maestrina Adriny Obrowenich. “Nossos encontros acontecem nas terças-feiras, das 8h às 9h, com atividades teóricas e práticas no anfiteatro da biblioteca e no anfiteatro da biologia da Unesp”, informa a professora Elíris.
O Roda de Viola realiza apresentações abertas procurando sempre incentivar a participação da comunidade. “Somos a metade de uma roda, a segunda metade é o público”, exemplifica. (Fonte: Divulgação)