A quatro vezes medalhista de ouro olímpica Simone Biles geralmente é a favorita em qualquer competição de salto que participa, mas a brasileira Rebeca Andrade parece estar apostando alto para ter a chance de manter seu título em Paris.
Rebeca foi vitoriosa na final do salto em Tóquio, que Biles não disputou, e vem treinando firme antes dos Jogos de Paris, o que pode levá-la a superar a norte-americana, que está buscando sua própria redenção depois de lutar contra um bloqueio mental há três anos.
Esta semana, apareceu um vídeo de Rebeca Andrade treinando um salto Yurchenko com triplo twist. Muitas das principais atletas em nível de elite internacional competem no salto Yurchenko com duplo twist, que tem uma pontuação de dificuldade 5,0.
Um Yurchenko com triplo twist poderia oferecer a Rebeca uma dificuldade de 5,8, abaixo dos 6,4 que Biles, de 27 anos, recebe por seu Yurchenko double pike, que ela batizou de Biles II no Campeonato Mundial do ano passado.
Nenhuma mulher conseguiu executar o Yurchenko com triplo twist em competições internacionais, embora a ginasta norte-coreana Hong Un-jong tenha sido a primeira a tentar fazê-lo nos Jogos de 2016.
Por Agência Brasil / Foto: Miriam Jeske/COB