Polícia Ambiental detecta queimada em área equivalente de quase 100 hectares em Iracemápolis
A Polícia Militar Ambiental aplicou mais de R$ 100 mil em multas depois de detectar queimadas irregulares em canaviais em Iracemápolis. A área total equivale queimada é de quase 100 hectares. Flagrantes de queimadas em desacordo com a legislação foram feitos durante operações para verificação, in loco, de indícios da prática e do dano ambiental detectados por satélite. Os proprietários desses locais foram multados por conta do crime ambiental.
PF desarticula organização criminosa que produzia e comercializava cédulas falsas de reais
A Polícia Federal deflagrou no fim de semana a operação Oris, que visa desarticular organização criminosa que produzia e comercializava cédulas falsas de reais. Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos no município de Itanhaém, litoral sul de São Paulo, onde foi apreendida grande quantidade de maquinário utilizado na fabricação das cédulas, bem como expressivo volume de papel-moeda falso pronto para venda. Estima-se que a fábrica de cédulas falsas de reais encerrada na operação de hoje tenha sido responsável por cerca de 50% das notas ilícitas em circulação no país. Os chefes da organização criminosa investigada foram presos em flagrante.
STF sugere meta anual para redução da letalidade policial no Rio
Uma nota técnica elaborada por servidores do Supremo Tribunal Federal (STF) sugeriu a fixação de meta anual para a redução da letalidade policial no Rio de Janeiro. O documento foi anexado à Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 635, conhecida com ADPF das Favelas, e será avaliado pelo ministro Edson Fachin, relator do caso.
No começo do mês, após encontro com a cúpula da segurança pública do Rio, o ministro disse que o processo deve ser liberado para julgamento definitivo no segundo semestre deste ano. Caberá ao presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, agendar o julgamento no plenário do tribunal. O parecer foi solicitado por Fachin e elaborado pelo Núcleo de Processos Estruturais e Complexos (Nupec) e pelo Núcleo de Solução Consensual de Conflitos (Nusol), dois grupos de trabalho que auxiliam os ministros com estudos sobre causas de alta complexidade que são julgadas pela Corte.
Além de fixação da meta, a nota técnica também sugere que a decisão final do Supremo torne obrigatório o acompanhamento psicológico para policiais envolvidos em mortes durante operações. A criação de um protocolo para a realização de operações em regiões próximas às escolas e unidades de saúde, o treinamento de policiais para atendimento médico à população e a criação de normas para garantir a participação dos familiares de vítimas na investigação também foram sugeridos. As informações são da Agência Brasil.