Todas as previsões colocavam, Espanha, Portugal, Inglaterra, Itália e França entre os favoritos para a conquista desta Eurocopa.
Porém, como o futebol nunca foi uma ciência exata e sempre dá espaço ao imponderável, lá estão Espanha, França, Holanda e Inglaterra.
De todas as seleções que disputaram a Eurocopa até aqui, o melhor futebol apresentado foi o da Alemanha, mas, não foi um futebol competitivo a ponto de tirar a Espanha do caminho.
E mais, de todos os quatro semifinalistas, nenhum ainda mostrou um futebol digno de um campeão de uma Eurocopa.
Espanha x França
A Espanha vem se valendo de suas qualidades individuais para vencer as partidas. Até aqui foram cinco vitórias, mas, em todas, não foi o coletivo que brilhou. Sorte deles que o individual faz a diferença, e muito.
A França vem capengando desde a fase de grupos, onde ficou em segundo lugar do grupo, deixando o primeiro para a Suíça.
A princípio os jogadores franceses estavam mais preocupados com a extrema direita francesa nas eleições do que com a Eurocopa. Agora, depois do susto passar, espera-se que os franceses voltem a jogar um futebol digno de suas tradições.
E menos preocupados com as eleições francesas os atletas estão prontos para enfrentarem a Espanha, hoje, na Arena de Munique, às 16h (de Brasília).
Holanda x Inglaterra
A Holanda, na fase de grupos acabou se classificando na bacia das almas, como um dos terceiros melhores colocados, com apenas uma vitória e um empate.
Na sequência, nas oitavas de final passou tranquilo pela Romênia com um placar convincente de 3 x 0.
Já nas quartas de final em jogo contra a Turquia fez um placar apertado de 2 x 1. Assim chegou às semifinais, mais pela sorte do que por um bom futebol. Teoricamente, contra a Inglaterra, não deverá ter muitas chances de passar à final. Mas, como teoria e futebol, não são lá muito amigas, tudo pode acontecer.
E a decantada Inglaterra? Como chega?
Também está devendo, e muito nessa Euro. Com dois empates, Dinamarca e Eslovênia, e uma vitória magrinha contra a Sérvia, a Inglaterra poderá ter alguns problemas para enfrentar a Holanda.
Harry Kane, grande artilheiro inglês busca seu primeiro título como jogador profissional, e seria muito bom que ele viesse, em defesa da seleção de seu país. Por isso, precisam passar pela Holanda para chegar à final.
Holanda e Inglaterra se enfrentam em Dortmund, amanhã, dia 10/07, às 16h, horário de Brasília.
Por Eduardo Sócrates Bergamaschi / Foto: – metronieuws.nl/